A equipe técnica do PEA reuniu com representantes das Prefeituras de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga (Montante), Cametá, Limoeiro do Ajuru, Igarapé Miri, Mocajuba e Baião (Jusante).
Os encontros serviram ainda para definir um Plano de Ação para a educação ambiental junto aos estudantes das regiões de influência que será promovido pela Estatal em conjunto com as prefeituras dos 12 municípios à jusante e montante da UHE Tucuruí.
A proposta é que este projeto seja desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo as secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura ou Desenvolvimento Rural, promovendo a consciência ambiental nos alunos e nas comunidades dos municípios da região, explica Delciney Nava, coordenador do PEA. A Eletronorte cumpre com isso condicionante proposta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS.
Constam na proposta apresentada aos representantes dos municípios ações como a realização de oficinas educativas e de capacitação, palestras de sensibilização, sessões de cinema, trilhas educativas, visitas técnicas aos acervos e projetos desenvolvidos pela Empresa, oficinas educativas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Alcobaça e Pucuruí-Ararão, oficinas sobre a cadeia produtiva de agricultura familiar e oficinas voltadas aos pescadores artesanais, dentre outras atividades voltadas para a educação ambiental.
A equipe responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Eletronorte é composta por Delciney Nava de Souza, coordenador, Shislena Galvão Botelho Sassi, gerente da OGGA; os técnicos Edilene de Sousa Silva e Ivan Masafret, representante da empresa Ecossis Soluções Ambientais, além de oito educadores ambientais contratados pela Ecossis, com o apoio de técnicos da Superintendência de Meio Ambiente, Paulo Henrique Garcia Gama, Maria de Fátima Lemos Sereno e Katia Moura Machado Newton.
Ao avaliar os encontros promovidos nos municípios para discussões em função do PEA, Ivan Masafret, da Ecossis Soluções Ambientais, tem opinião formada: “É fundamental conhecer a realidade local, pois assim podemos adequar as ações de educação ambiental em cada um dos municípios.”
Compromisso com o meio ambiente
Ciente do seu compromisso com o meio ambiente e com as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Tucuruí, a Eletronorte vem desenvolvendo diversas ações de educação ambiental desde o início dos anos 2000, quando começou o processo de licenciamento ambiental da Usina. Esse trabalho, feito por meio de diversos programas e ações, conta com importantes parceiros e é complementar às políticas públicas de educação ambiental das secretarias municipais de Educação e dos demais órgãos de gestão ambiental.
Conforme conta o gerente do Departamento de Meio Ambiente de Empreendimentos de Geração (EMAG) da Eletronorte, Rubens Ghilardi Junior, o Programa de Educação Ambiental (PEA) a ser executado este ano foi objeto de uma ampla discussão com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).
Os resultados, segundo esclarece, são positivos e convergem para a continuidade de um dos compromissos da Empresa com toda a região inserida no processo de licenciamento ambiental da Usina Tucuruí e será gerenciado pelo Departamento de Meio Ambiente de Geração (OGGA). “O PEA atual vai abranger os 12 municípios da área de influência da Usina e tem como público-alvo as escolas e comunidades da região, selecionadas juntamente com as municipalidades”, informa Ghilardi que ainda acrescenta:
– Durante o primeiro ano do programa, as ações deverão ser desenvolvidas em todos os municípios, com a coordenação local da OGGA, seguindo um plano de trabalho detalhado e ao final haverá uma avaliação para buscar melhorias no processo de apoio à educação ambiental regional.