Projeto Abadá de capoeira atinge mais de 400 atletas de todas as idades em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas –  Da Redação

O Projeto Abadá, Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, surgiu no Rio de Janeiro há 27 anos, através do presidente fundador, mestre Camisa, e foi se expandindo para outras cidades do Brasil e do Mundo. O objetivo dos instrutores da roda de capoeira é a inclusão social através do esporte. Mais de 400 pessoas participam do projeto em Parauapebas, somando a prática nas academias e associações. “Fazemos esse trabalho social no colégio Chico Mendes há 10 anos aos sábados e domingos. Durante a semana a roda é feita aqui no projeto”, afirmou Wandeson Nina, o popular “Lagarto”, graduado na Capoeira.

Os atletas capoeirista treinam visando competições. O Lagarto já conquistou títulos como o Campeonato Brasileiro realizado no Rio de Janeiro, o Campeonato Paraense disputado em Parauapebas e o Encontro do Norte praticado em Belém. “É com muita satisfação que nós ensinamos aos alunos o que aprendemos durante esses anos. Além do trabalho feito aqui no projeto, levamos a capoeira para as escolas públicas e particulares”, completou Lagarto.

A próxima competição prevista será a mais importante do ano, o Campeonato Mundial que será realizado no período de 19 a 23 de agosto no Rio de Janeiro. “A expectativa é muito boa. Ano passado tivemos uma boa posição, ficamos em terceiro lugar. A capoeira vem crescendo aqui em Parauapebas e isso é gratificante para nós que praticamos há muito tempo e somos graduados”, declarou Ernando Muniz, o “Sibita”, Instrutor da Instituição Abadá.

DSCN0313

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. A sua variação na roda atrai a cada dia mais praticantes de todas as faixas etárias, é o caso do pequeno David Gomes, de apenas oito anos, que sonha em disputar competições através da oportunidade dada pelo projeto. “Eu gosto de praticar a capoeira. É legal e me divirto muito. Quero competir nos campeonatos e me destacar”, disse o entusiasmado David.

O projeto abrange mais de sete comunidades da cidade de Parauapebas e mobiliza alguns instrutores e graduados da capoeira, entre eles: Sibita que trabalha no bairro Liberdade, Pintado na Cidade Nova, Caveirão escolas públicas e particulares e Lagarto nas casas populares 1 e 2. “Quem quiser fazer parte do Projeto Abadá é só procurar um de nós e fazer a inscrição. É muito satisfatório passar em frente à arte da capoeira”, finalizou Sibita.

Serviço:

O Projeto Abadá funciona em Parauapebas na Rua São Paulo, número 441, no bairro Primavera. As aulas são realizadas nas segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h.