Projeto Abraça o Mar! incentiva alunos e professores a refletir sobre educação ambiental e literatura

Referência na literatura infanto-juvenil, Thiago Cascabulho visita Curionópolis e Água Azul nesta semana
Thiago Cascabulho

Continua depois da publicidade

Nesta semana, como parte de sua jornada de encontros nas escolas de ensino fundamental no estado, o jornalista e escritor infanto-juvenil Thiago Cascabulho visitará municípios no sudeste do Pará. Ele se reunirá com cerca de 600 alunos em 14 encontros, sendo oito em Curionópolis, nos próximos dias 26 e 27, e seis em Água Azul, nos dias 28 e 29.

Os encontros com o autor são os pontos altos do Abraça o Mar!, projeto de incentivo à leitura e educação ambiental patrocinada pela OZ Minerals, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem o objetivo de levar crianças e adolescentes a sentir, pensar e agir em sintonia com a Década do Oceano, movimento global promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O Abraça o Mar! é um programa que já nasceu grande, do tamanho do oceano. Por onde passa leva reflexão ao leitor e incentiva a mobilização social ao redor da temática ambiental, em especial da emergência climática. E de quebra, faz nascer novos leitores,” reflete Cascabulho. 

O projeto também tem como propósito fomentar o desenvolvimento dos professores no campo da educação ambiental, apresentando metodologias, ferramentas e conceitos inovadores, como o da Floresta ~ Escola, criado pelo educador Rafael Cruz.

O Abraça o Mar! conta com curso de educação à distância (EAD) voltado a professores da rede de ensino fundamental. Eles estão disponíveis no site,  com certificado de oito horas, autenticado pelo coletivo Pedagogia Para Liberdade.

Sobre o projeto Abraça o Mar

O projeto Abraça o Mar! utiliza a mesma metodologia do Projeto Douradinho, iniciativa em defesa dos rios por meio da literatura, lançado há 22 anos, e com o suporte da obra literária infanto-juvenil “Lua, Colar, Coral, Mar”, escrito por Thiago Cascabulho, em defesa do oceano.

Em 2024, recebeu patrocínio da Santos Brasil e da OZ Minerals para ser realizado presencialmente em seis cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Pará e Sergipe.