Projeto Arte em Cores divulga lista com 50 artistas selecionados no Pará e Maranhão

Os classificados na primeira fase do projeto irão realizar as intervenções artísticas em suas cidades. Confira aqui a lista.

Continua depois da publicidade

O Arte em Cores, iniciativa que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, divulga os nomes dos 50 artistas selecionados para a 2ª edição do projeto. Um júri especializado escolheu 29 candidatos do Pará e 21 do Maranhão para a fase de produção de obras individuais. Além dos selecionados, o projeto divulga também uma lista com os artistas suplentes. A seleção se baseou em quatro critérios: relevância artística, criatividade, localização da obra e originalidade da obra proposta pelo candidato.

Nesta primeira etapa do projeto, todos os inscritos terão acesso a uma oficina com quatro vídeo-aulas sobre arte urbana, referências estéticas, técnicas e suportes. Em seguida, os artistas selecionados iniciam a etapa de criação de murais e intervenções a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem. Para a realização das obras, eles receberão uma ajuda de custo para a compra de material.

Ao todo, serão feitas 50 obras espalhadas pelos municípios contemplados. Destes trabalhos, 10 serão escolhidos pelo júri, sendo cinco do Maranhão e cinco do Pará. Os selecionados nesta etapa participarão, durante quatro dias, da criação coletiva de dois grandes painéis artísticos, em eventos abertos nas cidades de Alto Alegre do Pindaré (MA) e Marabá (PA).

Arte em Cores

O projeto Arte em Cores se dedica à valorização da arte urbana, de cunho popular, produzida intencionalmente para interferir em espaços externos da cidade e sobre o mobiliário urbano. A arte urbana reúne diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil, colagem, entre outras. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar o semblante das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Na 1ª edição, realizada em 2020, o projeto recebeu 130 inscrições e ofertou também atividades de capacitação. Todas as obras produzidas podem ser vistas no site do projeto arteemcores.art.br. Nesta 2ª edição do projeto, serão destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.

Os artistas paraenses selecionados:

Alyne da Silva Pacheco, Benedito Souza (Bino Souza), Carla Bianca Silva, Jefferson Bosco Miranda e Araújo, Jonas Araújo Barros, Josean Martins de Oliveira, Josiel Taveira Feitosa, Maraisa Moraes Paranhas, Tamires dos Santos Carvalho (Merida Izecson), Pedro Kauê Dias Negreiros, Henrique Gabriel L. Bentes (Rik Bentes), Shirley de Souza Oliveira (Marabá); Raimundo Nonato Paula Gonçalves (DiPaula Art), Eva Wendy Xavier Souza (Eva Wendy), Fransuelle Pereira dos Santos (Franart), Iramar Gomes Cândido (Iramar Art), Lucas Rodrigues Couto, Mário Eugênio Pereira Lobato (Oiram), Marcos dos Santos Correa (Ratorooll), Roberto Carlos Almeida Souza, Rodrigo Martins Ferreira (Rod77), Romário Adriano Lima Albano, Izac da Silva da Silva (Zackyart), Yuri Nicolau Ferreira Oliveira Goulart (Parauapebas); Diana Serra Santos (Artemis) (Canaã dos Carajás); Arli Vital de Andrade (Vital) e Fabiano Dias de Souza (Ourilândia do Norte); e Felipe Barros Santos (Lippe Artes) e Carlos André Vieira Mascarenhas (Tucumã).

Serviço

Lista dos artistas selecionados: https://bit.ly/AEM_Selecionados