A ministra Maria Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, esteve em Marabá nesta segunda-feira (18) para participar do lançamento da Campanha Nacional de Sensibilização dos Trabalhadores ao Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Projeto Salobo foi o local escolhido por ser considerado uma referência pelo trabalho desenvolvido com a Rede de Atendimento e Proteção Social (RAPS) em parceria com a Vale, empresas contratadas, prefeitura municipal de Parauapebas e comunidade das áreas de influência direta.
Entre as ações que vêm sendo promovidas no Salobo, está o projeto Crescimento com Cidadania para Crianças e Adolescentes da ONG Terra dos Homens em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O principal objetivo é sensibilizar os gestores e colaboradores das empresas que atuam na área sobre a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, focando no combate ao abuso e à exploração sexual.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro participa deste projeto através de uma pesquisa e da elaboração de um diagnóstico, que foi realizado entre abril e maio deste ano com a população das vilas rurais Paulo Fonteles e Sanção, empregados do Salobo e ainda com a rede municipal que atende a Política da Criança e do Adolescente . Estes dados vão contribuir para que a Terra dos Homens faça a regulamentação da rede de proteção.
A visita da ministra reforça a missão do Projeto Crescimento com Cidadania para Crianças e Adolescentes entre seus participantes. Estes participam hoje e amanhã de oficinas em seus alojamentos, onde será elaborado um planejamento de ações que serão realizadas continuamente.
União de forças
Pensando no desenvolvimento sustentável dos moradores das áreas de influência direta do Salobo, vilas Sanção e Paulo Fonteles, a Vale vem desenvolvendo programas como o Vale Juventude, Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho, que visa capacitar e captar de mão de obra e o Programa de Educação Patrimonial, que vem possibilitando uma discussão mais crítica sobre o patrimônio cultural local, em especial arqueológico.Atualmente estão sendo ministrados cursos de capacitação profissional para adultos e aprendizagem profissional para adolescentes. Recentemente foram recrutadas 117 pessoas na obra da estrada Paulo Fonteles.
Vale Juventude
O Programa Vale Juventude tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde a Vale atua por meio do fortalecimento dos capitais humano e social de jovens de suas comunidades. De modo específico, busca promover o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes e jovens entre 10 e 20 anos, enquanto sujeitos de direitos.Em março de 2010, teve início a implantação do Programa nas Vilas Paulo Fonteles e Sanção.
1 comentário em “Projeto da Vale no Pará é referência em Campanha Nacional contra a Exploração Sexual”
Faço parte da Raps, e acho uma excelente iniciativa da vale, empresas privadas e das orgs e ongs que compoem a rede, estive também no encontro com a ministra como conselheiro de direito representando o COMDCAP, juntamente com outros conselheiros de direito e tutelares, na minha opinião são ações como estas fazem a diferença para melhorarmos em muito, as politicas de atendimento as crianças e os adolescentes de Parauapebas e região. Vejo que muitas ações já estão sendo praticadas nas vilas, e não só promessas como costumamos vê.
O vale Juventude, as ações que são financiadas pelo fundo da criança como esporte, cultura, inclusão digital entres outras atividades. Fico muito feliz com tudo isto que vem acontecendo com nossa criançada.
Parabéns a todos!!!