A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia aprovaram o projeto de construção do Linhão de Tucuruí. Serão liberados R$ 150 milhões do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia para recrutamento de mão-de-obra, prevista em 7.7 mil empregos.
O empreendimento prevê a construção de mais de 558,25 quilômetros de linha cobrindo oito municípios do Pará e sete do Amazonas. No lado paraense o linhão cobrirá os municípios de Altamira, Prainha, Faro, Curuá, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Terra Santa. Na capital do Amazonas, Silves, Rio Preto da Eva, Urucará, Nhamundá, Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã são abastecidos pela Usina.
Orçada em R$ 1,3 bilhão, a proposta total do Linhão pode contribuir para a redução da tarifa ao consumidor no Estado. Atualmente, Tucuruí é a maior hidrelétrica 100% nacional, com capacidade de geração de 8.370 megawatts (MW).
De acordo com a Sudam, a obra tem prazo de conclusão previsto para dezembro de 2011 e todas as licenças ambientais já foram aprovadas
Fonte: Portal Amazônia