Projeto formaliza micro e pequenas empresas moveleiras

Continua depois da publicidade

Um projeto que promove a produção sustentável e a formalização do setor moveleiro na Amazônia e no Pará começa a obter resultados positivos. A iniciativa levou cerca de 40% das micro e pequenas empresas que atuam na região para o mercado formal. O dado é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um dos parceiros da ação.

A iniciativa é de uma rede de 22 universidades, centros de tecnologia e pesquisa, sindicatos e secretarias de Estado. Elas fornecem assessoria e formação para 240 micro e pequenas empresas moveleiras com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da cadeia produtiva na região amazônica e formalizar o setor. A capacitação passa por diversas áreas, como cooperativismo, gestão de negócios, produção moveleira e manejo sustentável de florestas.

Segundo analista de programa do Pnud Brasil, Rosenely Diegues, antes do projeto, muitas empresas realizavam a extração e venda da madeira em forma bruta ou rudimentar. “A importância em trabalhar a madeira vai no sentido de valorizar a cadeia produtiva sustentável da região”, diz Diegues.

Além do fortalecimento do setor, as ações também são voltadas para o desenvolvimento social da região. A rede traz benefícios fiscais aos governos e promove direitos trabalhistas à população, encorajando os empreendimentos a se formalizarem.

Fonte: Terra

1 comentário em “Projeto formaliza micro e pequenas empresas moveleiras

  1. Senna Responder

    A projetos como este que se diz instrumentalizar o indivíduo para ser cidadão. Agora, temos que nos capacitar para formar trabalhadores-empreendedores com uma cultura diferente dessa de destruir o meio ambiente.
    Aguardemos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados