O projeto é da Google, segundo a revista Wired, e a ideia é lançar balões que ficariam na estratosfera, a segunda camada depois da atmosfera, situada entre 7 e 17 e até 50 km de altitude aproximadamente.
Segundo a revista Wired, a empresa já está enviando balões para a estratosfera com o objetivo de liberar o acesso à internet em qualquer parte do planeta, mesmo que seja num deserto ou em algo mar, sendo parte de um projeto chamado Loon, que vem justamente de “balloon”.
Segundo a mesma revista on-line, a gigante de busca já estaria desenvolvendo um projeto experimental na África do Sul, com objetivo de conectar um bilhão de pessoas da África sub-saariana, e depois expandir para o sudeste da Ásia, conectando mais um bilhão de pessoas.
A Google tem a intenção de construir enormes redes sem fio em toda a África e na Ásia, usando balões de alta altitude e balões.
Para dar visibilidade a campanha, o Google vem reunindo um ecossistema de smartphones de baixo custo rodando Android em microprocessadores de baixo consumo de energia.
Sem usar a infraestrutura tradicional, o sinal do Google é realizada através de plataformas de alta altitude – balões e dirigíveis – que pode transmitir para as áreas de centenas de quilômetros quadrados, conforme um post no seu Blog africano.
Fonte: Marcos Mucheroni
4 comentários em “Projeto Google com balões quer levar internet wi-fi gratuita para todos”
As internets a rádio da cidade de voces, são tão ruins assim?
Calma daqui uns meses vcs vão sentir a verdadeira qualidade do velox. a tendência é os provedores ter maior barganha de link e oferecer preços melhores com velocidade maiores.
será que só eu tenho oi velox no peba? via rádio vai pra p.q.p…. parece que quase ninguém sabe… enquanto issoo. tô com meu plano 5mb… 69,90….
Obaaaa! É bom mandar um desses para o pebinha, porque se continuarmos com: araranet, garratelecom,flexanet,papagaio net, etc. Ainda bem que esses forasteiros estão com seus dias contados aqui na cidade, não merecemos pagar um absurdo de mensalidade e só receber porcaria.