Projeto Mais Cacau leva orientação para agricultores de 15 municípios paraenses

Mais de 1400 produtores de regiões da Transamazônica e Baixo Tocantins recebem assistência técnica para melhoria da produção de cacau.

Continua depois da publicidade

O Projeto de Assistência Técnica e Gerencial ‘Mais Cacau Incentivo’ levou acompanhamento técnico a 1.450 produtores do estado. A ação é também uma porta de entrada para a produção de um cacau de melhor qualidade e melhor geração de renda.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio de prefeituras municipais envolvidas no projeto. O trabalho recebe recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Durante 15 dias seguidos, os técnicos do Senar realizaram uma programação do projeto em 15 municípios, com o objetivo de informar os produtores rurais sobre a iniciativa. A ação se dividiu em duas regiões do estado. De 18 a 27 de outubro, foram visitados os municípios localizados na extensão da Transamazônica: Brasil Novo, Uruará, Placas, Novo Repartimento, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Altamira.

Em seguida, de 28 de outubro a 1º de novembro, mais quatro municípios, desta vez, da Região de Integração do Baixo Tocantins: Baião, Igarapé-Miri, Mocajuba e Cametá. No período, houve o cadastramento de novos produtores, além do repasse de informações de como funciona a assistência técnica continuada. Com a proposta de uma vez ao mês, durante dois anos, um técnico do Senar visitar as propriedades selecionadas para dar as orientações sobre as boas práticas.

Com informações da Sedap

plugins premium WordPress