Projeto “Mamãe, tem uma drag queen contando histórias” é atração em programação online

Casa da Cultura de Canaã promove contações de lendas e contos no Mês da Amazônia com a participação da drag queen Helena Black, personagem do ator Paulo Reis.

Continua depois da publicidade

No Mês da Amazônia, as lendas e contos indígenas tomarão conta das telas de quem participar das contações de histórias promovidas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Até o fim do mês, toda quarta-feira, às 20h, uma nova história será contada na programação virtual e gratuita da instituição.

Nesta semana, a drag queen Helena Black, personagem do ator Paulo Reis, apresentará a lenda da vitória régia e a lenda da mandioca, do livro Contos e Lendas da Amazônia, de Reginaldo Prandí. Em 2017, Helena se tornou a primeira drag queen brasileira contadora de histórias e criou o projeto “Mamãe tem uma drag queen contando histórias”.

Novas histórias

No dia 22 de setembro, às 20h, Karla Pessoa contará a lenda “As estrelas nos olhos dos meninos”, também do autor Reginaldo Prandí.

A narrativa traz a história de meninos que viviam em uma aldeia indígena e pegavam escondidos ovos de tartarugas para comerem sozinhos. Eles foram descobertos pelas mães, que prometeram castigá-los.

Com medo, os curumins, como são chamados os meninos nas aldeias, pediram a um beija-flor que amarrasse um cipó no céu e, então, subiram. Porém, as mães deles vieram logo atrás.

Para que não fossem alcançados, os curumins cortaram o cipó logo abaixo deles. Antes de caírem no chão, as mães foram transformadas em animais da floresta. Já os meninos ficaram presos no céu e, desde então, olham a Terra lá do alto. No escuro da noite, os olhos deles brilham para sempre.

Na semana seguinte, no dia 29, a programação será acessível para a comunidade surda. O intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Sulivan Wainer Neto contará a história do indiozinho Aquitã, que tinha medo de ficar sozinho no escuro. Mas o medo foi embora quando ele descobriu que o escuro também é necessário.                                                         

Como participar?

Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar das contações de histórias. Para se inscrever, basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. O vídeo é enviado pelo WhatsApp e pode ser baixado para equipamentos como smartphones, tablets, notebooks e TVs.

A programação completa de cursos, oficinas e palestras que serão realizados em setembro pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está disponível no site http://casadaculturacanaa.com.br.

Com informações da Casa da Cultura