Os moradores de Belém e arredores podem agora trocar embalagens recicláveis por descontos na conta de luz. O Ecocelpa, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi lançado nesta semana pela Celpa. Desde o ano passado, o projeto já é realizado com sucesso na Cemar, distribuidora do Maranhão que também pertence ao grupo Equatorial Energia.
O posto volante de coleta dos resíduos foi montado na sede da Celpa, localizada na Rodovia Augusto Montenegro, onde os clientes residenciais da concessionária podem levar os resíduos recicláveis, informar a sua unidade consumidora (UC) aos técnicos, que fazem na hora a pesagem do material e a conversão de acordo com a tabela dos valores dos tipos de resíduos.
De acordo com o engenheiro Robson Santos, da área de Eficiência Energética da Celpa, no próximo ciclo de faturamento da conta de luz, o consumidor já receberá o desconto pela troca dos resíduos recicláveis. “É um programa de conscientização ambiental, que incentiva a população para a prática da coleta seletiva, com um apelo ecológico, mas que também ajuda o consumidor a reduzir o valor da conta de energia”, define o engenheiro.
Inicialmente, explica Robson Santos, o posto de troca irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.Mas, a partir da expansão do projeto para outros locais da RMB, o recebimento dos materiais terá dias alternados. Ele ressalta que reciclar é poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que antes era jogado fora.
A primeira consumidora a trocar embalagens recicláveis por desconto na conta de energia, foi a pedagoga Rosana Soares. Chegou cedo na Celpa com o carro cheio de caixas e sacolas com os resíduos. Ela explica que já faz reciclagem há muito tempo e que resolveu se beneficiar dos descontos no valor da conta, porque além de um benefício econômico, também ajuda na preservação do meio ambiente. “É um projeto muito interessante, pois, às vezes muitas pessoas querem entregar embalagens para reciclar e não sabem como fazer. A Celpa está de parabéns”, contou a pedagoga.
Todo o produto coletado pela Celpa será recolhido por empresa de reciclagem certificada, que fará a correta destinação dos resíduos. A orientação dos técnicos é que os consumidores levem aos postos de coleta as embalagens vazias, separadas por tipo, limpas e secas.
Você poderá trocar os seguintes produtos por descontos na conta de luz:
-
Plásticos (garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares)
-
Metais (latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro, entre outros)
-
Papel (Jornais e revistas, papel comum, livros, papelão)
-
Tetra Pack (caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados
-
Resíduos orgânicos (óleo de cozinha usado).
4 comentários em “Projeto que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia é lançado”
O que é preciso para minha cidade receber este projeto? – ECOCELPA
Quanto sai o kilo
Eu gostaria de receber um propósito para o projeto reciclagem porque na minha cidade não tem uma pinto de reciclagem
Tenho muito material como esses citados . Gostaria de saber como seria a entrega