O município de Redenção, no sul do Pará, localizado a 535 quilômetros de Marabá, é a quinta parada do Festival #Partiu – Economia Criativa & Música da Amazônia. A equipe do projeto itinerante está na cidade e, desde segunda-feira (21), realiza mais uma rodada de oficinas criativas, com aulas ministradas na Faculdade Fael, até a próxima quarta-feira (23).
Ministradas em parceria com as artesãs da Associação Preciosa Amazônia, de Parauapebas, as oficinas irão abordar tipos de sementes e materiais, seleção, tratamento, manipulação e criação de biojoias. As oficinas são gratuitas e ocorrem sempre das 18h às 22h. Já na quinta-feira (24), as peças produzidas serão exibidas em uma Feira Criativa, realizada na Praça de Eventos, que também recebe show do artista local Lucas Souto. Todas as informações estão disponíveis @festivalpartiu, perfil do projeto no Instagram.
“Uma semente não é só uma semente, mas é um meio de sustentabilidade, um meio de você renovar a sua vida, um meio de você adquirir uma forma de empreendedorismo, a partir do que temos no meio ambiente”, afirma a psicóloga Jéssica Modesto, aluna da turma de Curionópolis. “Eu tenho certeza de que todos os alunos que participaram do curso saíram das aulas muito gratos. É uma experiência que fica para todos nós”, avaliou o servidor público Jeferson Rocha, que também fez a oficina no município.
Itair Rodrigues, produtor executivo do projeto, avalia que as oficinas têm atingido um público variado nas cidades por onde o festival passou. “Em todos os municípios por onde passamos, tivemos a alegria de contar com inscrições de um público sempre muito diverso. E, durante as feiras criativas, a gente observa como essa produção tem se diferenciado durante as aulas. É realmente muito gratificante porque é uma contrapartida social que o projeto deixa nessas comunidades e o que a gente espera é que essa produção de biojoias seja uma atividade que se estenda para além das oficinas”, comenta.
O Festival #Partiu – Música da Amazônia & Economia Criativa oferece oportunidade de geração de renda e acesso a arte e cultura às comunidades dos municípios por onde passa. O projeto teve início em setembro e, até novembro, passará também por Redenção e Marabá, onde encerra suas atividades. O Festival é um projeto marabaense, assinado pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza a programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.
Caravana E+ Geladeira Nova
Equipes da Equatorial Energia também estão na Praça de Eventos em uma ação da Caravana E+ Geladeira Nova. A empresa recebe consumidores para renegociação de dívidas, cadastramento em tarifa social, substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, além de cadastrar clientes para o sorteio de 40 geladeiras novas. Esses serviços estão disponíveis de segunda a quarta-feira, em horário comercial. E, na quinta-feira, de 8h às 12h.
(Texto: Tay Marquioro)