Prorural abre os portões para resgatar público da Expoama em Marabá

Exposição Agropecuária terá apenas cinco dias de festa, muda data para agosto e espera movimentar R$ 130 milhões

Continua depois da publicidade

A direção do Sindicato Rural de Marabá (Prorural) tomou uma decisão radical para resgatar o grande público para a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). A 36ª edição do evento, que celebra o destacado agronegócio da região, vai acontecer no período de 14 a 18 de agosto, com portões abertos, sem cobrança de ingressos. 

Tradicionalmente, a Expoama acontecia no mês de julho, durante nove dias, com cobrança de ingresso para entrada e estacionamento com preço salgado, mas agora tudo será grátis. Outra novidade é o retorno da exposição de animais como bois, vacas e bezerros para visitação das famílias e do público, o que também tinha desaparecido nas edições anteriores.

A grande cavalgada que marca a abertura oficial da Expoama vai acontecer no sábado, dia 10 de agosto, com saída do Núcleo Cidade Nova até a sede do evento.

Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato Rural, observa que havia expectativa antiga dos organizadores do evento em liberar os portões para o grande público, o que só está sendo possível este ano com apoio de diversas instituições, inclusive de políticos do estado.

De acordo com Antônio Vieira Caetano, o “Neném do Manelão”, fazer a Expoama com portões abertos todos os dias é um sonho sendo realizado: “Já tínhamos esse sonho há alguns anos, e esperamos fazer um grande evento”. 

Caetano destaca ainda o lado de “exposição” da feira, que será recuperado com a presença de animais em diversos estandes. “Para aquelas famílias trazerem as crianças, ter aonde ir nos pavilhões, ver o gado,” informou.

Durante os cinco dias da Expoama 2024, os organizadores realizarão as provas de marcha, laço, entre outras. Além disso, Neném do Manelão antecipa que esta edição contará com o 1° Encontro de Muladeiros, vindos de Goiás.

No primeiro dia da programação (14), o evento terá show com Raí Saia Rodada e a cantora Viviane Batidão. Na quinta-feira (15), acontecerá a abertura do Rodeio, com a presença do locutor Marco Brasil e show de Paulo e Nathan.

Na sexta-feira (16), além do rodeio da Cia Todde, a Expoama também recebe o grande show da dupla sertaneja Hugo e Guilherme. No sábado (17), Allana Macedo se apresentará, assim como acontece a final do rodeio. Finalmente, o último dia do evento (18) recebe apresentação do cantor Henry Freitas.

A Expoama acontece no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, localizado na BR-155. O evento movimenta o mercado local e regional: por feira, são movimentados, em média, mais de R$ 130 milhões entre leilões, vendas de veículos, tratores e linhas de crédito.