A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma psicóloga ao programa antitabagismo do município de Marabá. Ela se junta à equipe de profissionais já existente, composta de médicos e enfermeiros. Hoje, 13 de maio, pela manhã, começou o atendimento aos fumantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amadeu Vivacqua, localizada no São Félix II. Enquanto na UBS Enfermeira Zezinha, localizada na Folha 23, Nova Marabá, a avaliação dos tabagistas inicia dia 21 deste mês e o atendimento de enfermagem e psicologia no próximo dia 27. Esse programa já funciona no Centro de Saúde Laranjeiras há cerca de dois anos.
Além de buscar melhor qualidade de vida dos pacientes, a partir do abandono do fumo, o programa antitabagismo da SMS visa também incentivar os fumantes no cumprimento da nova lei antifumo, vigente a partir de dezembro/2014, que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país.
Segundo Erenildes Barroso dos Santos, coordenadora do Programa “Ajudando Seu Paciente a Deixar de Fumar”, será implantado em outras oito UBS, sendo uma na zona rural.
Cada UBS trabalhará com cerca de 20 pacientes. A duração do tratamento depende de cada fumante e aos participantes é fornecida medicação (BUP – cloridrato de bupropiona – adesivos ou goma de mascar) grátis, palestras de incentivo, orientações, manuais de instrução para deixar de fumar e consultas médicas, de enfermagem e de psicologia.
Ainda de conformidade com a coordenadora do programa antifumo, os interessados na ajuda para deixar de fumar já podem se inscrever, de acordo com a proximidade de suas residências, nas demais unidades a ser contempladas com essa atividade, conforme lista a seguir: “Jaime Pinto”, Rua São Luís – Belo Horizonte; “Mariana Moraes”, Km 7 – Nova Marabá; Liberdade, no bairro do mesmo nome; Maria Bico Doce, São Felix Pioneiro; Demosthenes Azevedo, Francisco Coelho; Brejo do Meio; “João Batista Bezerra”, Santa Rosa; e na Secretaria de Saúde, Agrópolis do Incra. (Texto e foto: João Batista da Silva)