Até que enfim a rica — e enrolada — Prefeitura de Parauapebas publicou em seu portal da transparência nesta quinta-feira (23) detalhes da contratação da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), banca escalada para organizar o aguardado — e quase caduco — Processo Seletivo Simplificado (PSS). Para servidores temporários que foram desligados e estão na expectativa de retornar à folha de pagamento do governo da Capital do Minério, antes tarde que nunca. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.
A enrola do Centro de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) em tocar para frente o PSS é pública e notória. E merece até bolo: hoje, o projeto básico para contratação da banca completa “aniversário” de três meses, uma vez que fora assinado em 23 de novembro. O CTRH é um braço da Secretaria Municipal de Administração (Semad) que se ocupa da seleção de pessoal para o Poder Executivo parauapebense.
Pelo projeto, e conforme já havia sido antecipado pelo Blog do Zé Dudu (relembre aqui), o PSS ofertará 612 vagas distribuídas em 21 cargos, sendo 452 delas com convocação imediata. As demais 160 oportunidades serão para compor o cadastro de reserva. Ninguém sabe quais critérios o CTRH utilizou para abrir um PSS destinado a selecionar temporários em apenas 21 cargos da Prefeitura de Parauapebas, que, sabidamente, possui dezenas de outros povoados por servidores não estáveis. Até dezembro de 2022, o total de contratados no Executivo municipal era de 6,8 mil trabalhadores, mais de dez vezes o número de vagas a serem ofertadas no seletivo simplificado.
Etapas do simplificado
Com base em cálculos de seletivos simplificados realizados em municípios que não pagam salários equivalentes aos de Parauapebas, a prefeitura local chuta que 6,8 mil candidatos devem tentar a sorte nas vagas de caráter temporário que serão oferecidas. Mas, embora os postos sejam temporários, todo mundo sabe que vão aparecer muitos milhares de candidatos a mais, atraídos por uma “parruda” remuneração que pode superar R$ 10 mil em alguns cargos, considerando-se as vantagens. Assim, não é de se estranhar que mais de 10 mil interessados se inscrevam no seletivo.
Para os moradores de Parauapebas que esperavam que as inscrições do PSS seriam feitas “in loco”, presencialmente, a fim de dificultar a vida de quem está de olho nas vagas, mas mora longe, aí vai a má notícia: tudo será feito pela internet. A prova de redação, porém, será aplicada em Parauapebas, em data a ser definida no edital.
Confira os eventos do PSS:
- Edital de abertura de inscrições
- Edital de inscrições indeferidas e deferidas
- Edital de período de avaliação curricular, documental e títulos
- Edital de divulgação do resultado da avaliação curricular e documental
- Edital de abertura de recursos
- Edital de resposta de recursos
- Edital do resultado final da avaliação curricular e documental
- Edital de chamamento para prova de redação para os níveis médio e superior
- Edital de período de prova de redação
- Edital de divulgação do resultado da prova de redação para os níveis médio e superior
- Edital de abertura de recursos
- Edital de resposta de recursos
- Outros editais relacionados ao PSS
- Edital do resultado final do PSS organizado em lista com classificação e pontuação de todos os candidatos
18 comentários em “PSS de Parauapebas terá análise curricular e redação; veja as etapas”
Já terminou a inscrição?
Em vez de facilitar a vida do pobre,fazem de tudo para tirar as oportunidades,e ainda diz governar para o povo.brincadeira ó.
A PSS com redação e Análise curricular é palhaçada, em Parauapebas se inventa moda.
Uma palhaçada, pelo menos o povo de fora não vão vir em peso para tirar as vagas de quem é daqui.
A redação que é a jogada de mestre, pra tirar de rota os que não são da base. O cara pode até passar em todas, mais na redação vai complicar.
Este município vive uma bagunça administrativa ninguém faz nada , o cara que se diz prefeito so quer saber de fazer video p/ rede social depois de se ajuntar a uma semi analfa . Q se dane o resto , as formiguinhas q ajudaram no processo .
Um PSS desse que vai demorar meses no arrolar, para ludibriar os cegos. Sendo que pra contratar os apadrinhados não vai uma semana de tempo.
Cachorrada nessa prefeitura!!! Toda secretaria contratando e ninguém faz nada, agora vem com esse h de processo seletivo pra enganar a justiça e o mp, pensado que o povo é trouxa. O pilantra da sec de saúde contratando o povo até de madrugada. Uma zona este município!!!
Eu não digo é mais nada!!! Tantas controvérsias…pode ser como pode também não ser!! Mas vamos valorizar a mão de obra do nascido e morador dessa terra de minério que ainda é tão rica e doce!
Deveria mesmo era fazer concurso público do que PSS, pois análise curricular só entra da turma deles, não nem questão de capacidade.
Espeto que o governo faça logo concurso, pois isso sim é ISONOMIA!!!
Fico triste,que palhacada!
Primeiro pss que eu vejo com redação.
Eita PSS, seu promotor embarque este PSS, já vi duas coisas erradas.
Primeiro cadê a período de validade do PSS.
Segundo cadê o isenção para o inscritos no cad único…. Aqui…. Quem Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007; e II- For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.
Ainda não tem nem data definida ?
Carlão meu nobre, veja esta palhaçada…
Deveria ser prova! Análise curricular? Pelo amor de Deus.
Esse Ctrh é um poço de incompetência , uma verdadeira cabide de empregos .
palhaçada!!!!!!! e as vagas sao pra que mesmo??