A Quarta-Feira de Cinzas é uma data presente no calendário religioso dos católicos, sendo o momento que inaugura a Quaresma, o período de penitências que se estende por 40 dias. Após a celebração do Carnaval, realizam-se missas marcadas pela prática da imposição de cinzas, na qual os fiéis demonstram a sua devoção.
Trata-se de mais do que só um dia para receber as imposições das cinzas sobre a cabeça. marca o início da Quaresma e preparação para a Páscoa. As cinzas utilizadas são feitas com os ramos utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior. O ato é uma forma de manifestar Cristo, acolhido com os ramos, crucificado, morto e ressuscitado.
Algumas práticas podem ajudar os fiéis a viverem melhor esse dia, onde os cristãos são chamados ao sacramento da penitência e a intensificar as orações.
Pela caminhada para a grande festa da ressurreição começar pela Quarta-Feira de Cinzas, a vivência pelo jejum é indicada para a data. É um momento de fé e reflexão, no qual os fiéis recordam a brevidade da vida e o chamado à conversão.
Campanha da Fraternidade
A celebração da data dá o pontapé inicial para a Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema “Fraternidade e fome”, que tem como lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).
O objetivo é incentivar as comunidades a assumir suas responsabilidades diante da fome no país, a exemplo de Jesus que teve compaixão da multidão faminta. O lema escolhido é uma ordem aos seus discípulos e, quando aplicado à atualidade, traz a oportunidade de viver a Quaresma em espírito de conversão pessoal, comunitária e social.