Os prefeitos de Novo Repartimento e de Jacundá, Deusivaldo Pimentel e Ismael Barbosa, respectivamente, recuaram sobre o pedido de lockdown defendido durante reunião extraordinária realizada na tarde de domingo (17), entre representantes de cinco dos sete municípios do entorno da Hidrelétrica Tucuruí.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Novo Repartimento, Deusivaldo Silva Pimentel, conhecido como “Amizade”, diz que não pretende mais implantar o lockdown. A decisão foi anunciada após reunião com representantes do Legislativo, Polícia Militar e comerciantes, que avaliaram não ser ainda o momento ideal para declarar um lockdown no município. Do mesmo raciocínio comunga o prefeito de Goianésia do Pará, Ribamar Lima, que publicou vídeo se declarando contra o fechamento total do comércio.
Representantes de Jacundá sinalizaram favoráveis ao lockdown durante reunião de domingo. No entanto, depois, por intermédio de um vereador local, o prefeito Ismael Barbosa se manifestou contrário à ideia. Enquanto Francisco Garcês da Costa, prefeito de Breu Branco, se manifestou contrário à implantação da medida restritiva ainda durante a reunião de domingo, quando disse que, se a maioria aprovasse, ele adotaria o lockdown em seu município.
A reunião, que aconteceu por intermédio do prefeito de Tucuruí, Artur Brito, com gestores da Região do Lago, representantes do Ministério Público Estadual (MP) e Comitês de Crise, apoiou o bloqueio total (lockdown) como medida mais rígida para conter a proliferação do novo coronavírus (covid-19) no município. O pedido foi encaminhado ao governador Hélder Barbalho. Ainda não há resposta do governo do estadual.
(Antonio Barroso)