Faltando pouco mais de sessenta dias para o término do governo Valmir Queiroz Mariano, o que se constata quando se vai a alguns dos órgãos públicos da prefeitura de Parauapebas é que o governo jogou a toalha. Uma total apostasia tomou conta de comandantes e comandados. Poucos são as secretarias e autarquias que ainda procuram terminar com dignidade a gestão.
Tudo bem que esse governo nunca foi sequer nota média no quesito política, e a apraxia demonstrada em períodos nefrálgicos da gestão podem facilmente confirmar essa afirmação. Todavia, um número significativo de obras e ações foram realizadas pela gestão Valmir Mariano e algumas delas parece que não interessam mais, talvez por falta de recursos ou mesmo em virtude do pequeno espaço de tempo que resta ao gestor para concluí-las. A verdade é que, aparentemente, a maioria dos servidores só aguarda o último trem passar para embarcar.
No apagar das luzes alguns problemas que pareciam solucionados voltaram a aparecer. Um deles é a falta d’água em bairros periféricos, que esta semana gerou mais uma demissão no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas. Segundo o gestor tapa buraco escalado para a autarquia, o chefe de gabinete Wanterlor Bandeira, as ações imediatas serão no sentido de minimizar a falta de água com o uso de caminhões pipas nas localidades onde o precioso líquido não tem aparecido.
O abastecimento regular de água em Parauapebas será um quesito no qual a nova administração terá que investir pesado em buscas de soluções, não só para que a água chegue nas residências, e sim na produção, já que o Rio Parauapebas, ainda em outubro, apresenta um nível jamais visto.
Aconselho ao staff a ser escalado pelo futuro gestor para o Saaep que procure novas fontes para captação de água, pois contar apenas com o Rio Parauapebas será de uma irresponsabilidade enorme. Quem sabe um convênio com a Vale para trazer a água usada nas minas de Carajás possa ser uma solução imediata.
Em que pese à futura gestão, Darci já afirmou que só anunciará seu secretariado em 28 de dezembro, ou a três dias da posse. Certamente falará antes com cada um dos futuros escolhidos pedindo a eles que não vazem a informação nem para suas famílias. Mas essa estratégia pode provocar a volta de um velho dilema das gestões Darci Lermen: o fogo amigo. Aqueles que trabalharam na campanha, que se dedicaram para que Darci se elegesse, e que não forem chamados para aquela conversa ao pé do ouvido terão a certeza de que estarão de fora. E é aí que o caldo entornará, já que, segundo a lenda, aliados insatisfeitos são piores que os piores inimigos.
Sou por natureza um observador, um ouvinte dedicado e atento em tudo relacionado à politica local. Tenho acompanhado que nas redes sociais, boa parte do grupo que apoiou Darci continua criticando de forma veemente a atual administração. Alguns deles tratam vereadores eleitos e/ou reeleitos de forma jocosa e desrespeitosa sem que nenhum tipo de admoestação seja proferida pela coordenação da campanha ou pelo núcleo duro da futura gestão Darci Lermen.
Ora, será que esse grupo pensa que Darci não vai precisar desses vereadores? Que os problemas de Parauapebas serão milagrosamente resolvidos no primeiro minuto de 2017 através de um pozinho milagroso que o futuro prefeito trouxe da Bahia e que espalhará pelos quatro cantos do município? Ou que o prefeito eleito tem uma varinha mágica que usará quando necessário para que médicos não voltem a reclamar de seus salários; que sindicatos não organizem greves por melhores salários e condições de trabalho; que empresas não busquem na justiça por serem preteridas nas licitações; que o Rio Parauapebas volte ao seu nível normal ocultando o problema do abastecimento de água no município…
Já disse isso aqui e volto a dizer: Darci é um encantador de serpentes quando se fala de seu papel político. Agora, não pensem que ele terá um mar tranquilo para navegar. O futuro prefeito, ou o prefeito eleito terá sérios problemas políticos para agregar todos os partidos que com ele estiveram; terá sérios problemas financeiros com a arrecadação em queda livre como vem ocorrendo em Parauapebas; terá sérios problemas administrativos quando tiver que demitir para conter os gastos; terá sérios problemas sociais com a falta de poder de investimento que o município vive hoje.
A vida é assim: enquanto alguns trabalhadores aguardam de forma morosa a aposentadoria, outros buscam com virilidade o primeiro emprego. Assim está Parauapebas. O atual governo doido para que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado, não vendo a hora de chegar o dia 31, e o futuro não vendo a hora de tomar posse.
Bem disse o político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista pernambucano Joaquim Nabuco: “Tudo visto de longe é diverso do que realmente é e para ter-se o verdadeiro ponto de vista é infelizmente necessário estar de dentro.”
Aguardemos o 1º de janeiro !!!
12 comentários em “Que venha o novo governo, com pozinhos e varinhas mágicas… Parauapebas agradece !”
Ô Zé me dá a oportunidade de responder ao Motor lovy. Sou mulher e sou gay.
A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2017, PARAUAPEBAS SEM BURACO, COM ÁGUA EM TODAS AS TORNEIRAS, SEM FILAS NO HOSPITAL, SEM DESEMPREGO, SEM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, SEM CORRUPÇÃO, SEM ASSALTOS, MOBILIDADE URBANA INVEJÁVEL, ZONA RURAL COM PONTES DE CONCRETOS, CIDADE TODA ILUMINADA, CONCURSO PUBLICO PARA TODO MUNDO. E OPORTUNIDADES PARA TODOS.UMA REYKJAVIK.
Wanderley Mota, se seu comentário foi sobre o meu texto, saiba que sou servidor do governo do Estado do Rio de Janeiro, e a partir de Janeiro,serei servidor da Prefeitura do município de Petrópolis, Rj, e conformar para voce significa o que? Não cobrar do governo que es instalará em Parauapebas a partir de janeiro/17? Tenho parentes e amigos nesta cidade, além de ter trabalhado a favor da população por vários anos, e entra governo sai governo o que fica de bom pra população é muito pouco em relação ao que pode fazer um governo que se preza.
Um prefeito não deve ficar de oba oba, deve ser sério, transparente, pois a cidade definha em suas ruas esburacadas, a economia definha por falta de recursos os quais as vezes ou quase sempre vão para a corrupção, a água, cada vez mais escassa, a questão do emprego, da qualidae de vida, são muitas as coisas que um NOVO governo deve se preocupar.
Um governo que se preza tem bons conselheiros e não puxa sacos.
Tenho dito.
Coitadinhas das viúvas do Faraó Marino, deixem o velhinho descansar em paz.
Com essa esculhambação política que é Parauapebas, esse problema da água não vejo outra solução a não ser:
P R I V A T I Z A Ç Ã O
As Viúvas do Valmir continuam chorando… kkkkkkk
Pobre dos Parauapebenses, dias piores virão!!! O encantador de serpentes como bem disse o blogger é em si próprio uma serpente e esta rodeado delas. Um cidadão que abandonou a cidade, tem mais de 50 processos nas costas, cercado de bandidos, o que esperar de bom nisso????
TE CONFORMA!!!
Gostaria de sonhar outra vez (sonhei só e em conjunto com outras pessoas, e porque não dizer com milhares delas em 2004 e 2008)e achar que Darci Lermen vai fazer um excelente governo, que vai olhar de fato e de frente para os problemas da cidade e resolve-los, ou pelo menos parte deles.
Olhando no retrovisor da história, lembro-me no que me disse um militante do PT:fui viajar com o Darci e ele não levou nem uma mala, ele comprou roupas em Brasília e por lá as deixou, voltando de mãos vazias….
O leitor pode achar que esta história não é verdade, outros acharão que é verdade e outros que o conhecem tão bem, sabem que este fato é verdade, mas que não se deve dar atenção a uma coisa que não tem tanta importância… podem falar que é picuinha, porém, mostra em seus atos o pouco casO que faz do dinheiro do povo!Zombando até.
Bom,uma outra coisa mostra como o ex prefeito, agora novamente eleito, agia no seu segundo mandato, um ex importante Secretário seu me confidenciou que chegou a ficar até tres meses sem se reunir com o prefeito, Darci Lermen. Imagina uma coisa dessas? E o tal encantador de serpentes viajando tranquilo, sabe-se lá para onde!
Uma coisa é certa, Darci não pode ser tão indisciplinado como era antres, nem tão omisso e nem tão preguiçoso. Um terceiro mandato não vem para coroá-lo mas sim para ele cumprir melhor o seu papel de gestor de uma importante cidade onde um grande número de trabalhadores acordam as três horas da manhã para trabalhar sobre pressão numa mina de minério de ferro e outros minerais. Ele precisa honrar esse povo e trabalhar de fato para amenizar essa pressão e dar uma maior qualidade de vida pra população, com politicas públicas eficazes, e não ficar só de caô, se sentindo o Rei do lugar.
Colocar um Restaurante Popular para que os trabalhadores e transeuntes do centro possam se alimentar a baixo custo não deveria ser promessa e sim ação concreta, isso é só uma ideia e que ja foi planejado e prometido a pelo menos 8 anos.
Darci tem o dever moral de não deixar seus secretarios roubarem, criar mecanismos para que isto não aconteça e ele tambem ser vigilante consigo.
Até a questão da água voltou a ser problema….
O povo precisa, espera, sonha, tem pressa, “o povo não quer só comida, o povo quer comida, divesão e arte”!
Parauapebas, o “Peba”, cresceu e precisa mais do que um encantador de serpentes pra dar jeito, precisa de gente séria.
Seja Darci, sério, e trabalhe a favor de toda essa gente.
Palanque desarmados agora a ordem é vamos ao trabalho!
Observando os palanques na campanha pude observar o Catalão proferir em discurso a necessidade de um reservatório na embocadura do Rio Parauapebas, já que sua vasão não atende aos mais de 200 mil habitantes. Além da sugestão mencionada acima pelo bloger, essa do reservatório é uma das saídas. O certo é, que é urgente a busca de solução duradoura, lembrando que Darci passou 8 anos deixando a população amargar a secura nas torneiras.
Respondendo ao presente anônimo, Darci nao deixou a população sem água, pelo contrário foi ele quem fez a ampliação da estação antiga e construiu a nova do Liberdade, Gesmar apenas colocou pra funcionar e fez muita mas muita mídia em cima disso que resolveram o problema da água na cidade que na verdade só maquiaram, o que se pode ver nos
Investimentos infelizes e mal Planejados que foi o Complexo Caetanópolis e a construção de um monte de reservatórios que estão vazios a mais de 3 anos e que podem sem visto pela cidade, pois não pensaram na interligação com o atual sistema. Então fale apenas o que vc sabe não o que lhe induzam…