Brasília – O ministro do Turismo, Celso Sabino, reconhece como preocupante a atitude da 123milhas de anunciar, na sexta-feira (17), a suspensão unilateral da emissão de passagens da sua linha promocional, o que pode prejudicar milhares de clientes no país. A empresa vende, por meio do seu site, passagens, pacotes turísticos e aluguel de carros.
Em nota, a pasta se manifestou e “considera grave a decisão da empresa de cancelar os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha ‘Promo’, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023”. O Ministério do Turismo afirma ter alertado o Ministério da Justiça para que investigue possíveis irregularidades na medida.
“O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados,” diz o documento.
A companhia diz que devolverá integralmente os valores pagos pelos clientes, por via de “vouchers”, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI. Eles poderão ser usados apenas para compra de passagens, hotéis e pacotes dentro da 123milhas.
Entenda a suspensão da linha promocional da 123milhas
A agência de viagens 123milhas anunciou a suspensão na noite de sexta, e, em comunicado, diz que a decisão foi tomada “devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas”. Entenda como funcionará a medida.
Qual é a abrangência da suspensão?
A agência informou que a linha “Promo” (de passagens e pacotes com datas flexíveis) foi suspensa temporariamente e que não emitirá as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Como será feita a devolução do dinheiro?
A companhia diz que devolverá integralmente os valores pagos pelos clientes, por via de “vouchers”, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI. Eles poderão ser usados apenas para compra de passagens, hotéis e pacotes dentro da 123milhas.
E se a passagem da linha Promo já foi emitida?
Se o cliente já recebeu a passagem, localizador ou e-ticket, a viagem está confirmada.
Como solicitar o voucher?
Os vouchers poderão ser solicitados pelo site, na aba PROMO 123, ou por meio do WhatsApp (31) 99397-0210.
Em quanto tempo o voucher ficará disponível?
Após a solicitação, o voucher deverá ficar disponível em até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.
Até quando o voucher poderá ser utilizado?
Os vouchers poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da solicitação.
E se o embarque ocorrer a partir de janeiro de 2024?
A empresa diz que o usuário pode solicitar o voucher desde já, nas mesmas condições de quem embarcaria neste ano.
Por Val-André Mutran – de Brasília
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