Brasília – A queda nos embarques de minério de ferro, de um dos maiores terminais de exportação da Vale, reduziu a oferta de minério de ferro no mercado global já apertado à medida que aumenta a demanda do maior comprador, a China, revelou reportagem do site especializado em negócios bloomberg.com.
Os volumes que partiram de Ponta da Madeira, no Maranhão, caíram cerca de 20% nos primeiros dois meses do ano, para 20,1 milhões de toneladas, segundo a empresa de dados e análises Kpler. Os embarques são normalmente mais fracos durante a estação chuvosa nessa época do ano, mas analistas dizem que o declínio está mais acentuado e mais prolongado do que o normal.
Isso ocorre quando a economia da China começa a se recuperar e aumenta a demanda pela matéria-prima siderúrgica, com o país prestes a começar uma temporada de construção mais movimentada. Os estoques de aço estão em queda e futuros de minério de ferro na China já estão perto do nível mais alto desde 2021.
O porto de Ponta da Madeira é responsável pela exportação da produção de minério de ferro do Sistema Norte da Vale, que respondeu por 56% da produção total da empresa no ano passado. Os embarques do porto caíram 9,2% em 2022 em relação ao ano anterior.
“O Sistema Norte é particularmente problemático, com questões nas minas, chuvas fortes e manutenção do cais”, e tudo isso restringe os embarques, escreveu a DBX Commodities em relatório, listando os motivos dos dados mais fracos de fevereiro.
A Vale disse que a desaceleração nos dois primeiros meses do ano foi sazonal — relacionada às chuvas — e não reflete qualquer interrupção operacional ou de embarque.
Os envios semanais através do porto subiram na semana encerrada em 13 de março, depois de atingirem o nível mais baixo para o primeiro semestre de qualquer ano desde 2019, segundo dados da Global Ports.
A mineradora brasileira tem lutado para retornar sua produção de minério de ferro aos níveis alcançados antes do rompimento de uma barragem em 2019. Os volumes no quarto trimestre de 2022 vieram aquém das estimativas, e a empresa também decepcionou os analistas com sua estimativa para 2023.
“Por enquanto, os fluxos de março estão abaixo dos níveis do ano anterior, mas é provável que isso mude”, dada a fraqueza nos volumes no mesmo período de 2022, disse Reid I’Anson, macroeconomista da Kpler, em mensagem por e-mail.
Os futuros de minério de ferro em Dalian fecharam em baixa nas últimas semanas, num preço médio de 928 yuans por tonelada, depois de chegar a 935 yuans. Um fechamento acima de 935,5 yuans seria o mais alto desde agosto de 2021.
Fonte: bloomberg.com
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.