Queimadas já causaram 1.070 ocorrências de falta de energia no sul e sudeste do Pará

Os casos preocupam a Equatorial Energia Pará, que alerta sobre procedimentos de segurança para evitar situações de risco

Continua depois da publicidade

Durante o período do verão amazônico, quando as chuvas diminuem e o tempo fica mais seco, aumentam os números de incêndios e queimadas perto da rede elétrica. A incidência das chamas próximo dos cabeamentos elétricos pode acarretar em falta de energia. De janeiro a julho de 2023, foram registradas 1.175 ocorrências dessa natureza na região sul e sudeste do Pará. Os dados diminuíram no mesmo período de 2024 para 1.070, porém, ainda seguem preocupantes.

Entre os municípios que mais registraram ocorrências de falta de energia por conta de queimadas em 2023 estão: Parauapebas (347), Marabá (238), Redenção (124), Tucuruí (114) e Canaã dos Carajás (79). Em 2024, houve uma queda nos registros nesse período e outras cidades registraram mais ocorrências, como: Parauapebas (290), Marabá (240), Canaã dos Carajás (121), Tucumã (82) e Tucuruí (60).

Diante desses dados, a Distribuidora de energia alerta sobre a importância de não fazer queimadas irregulares para limpar a pastagem, o que é comum principalmente na região sul e sudeste do estado. Além disso, é necessário manter terrenos limpos e não deixar restos de plantações acumuladas na beira de estrada, pois pode se tornar um potencial foco de incêndio.

De acordo com Marcelo Tucunduva, executivo de Segurança da Equatorial Pará, jogar bitucas de cigarro ou fósforos em áreas mais secas já pode ser o suficiente para iniciar uma queimada e a situação se agrava ainda mais quando isso é feito perto de subestações, linhas de transmissão ou rede de distribuição de energia.

“É crime realizar queimadas perto de instalações do setor elétrico. Um incêndio pode provocar acidente grave e até fatal, além de afetar desde as indústrias e hospitais até os clientes residenciais com interrupções no fornecimento de energia. Por isso é importante trabalharmos a conscientização para que isso seja evitado”, afirma Marcelo.

Como denunciar?

Em casos de incêndios próximos a rede elétrica, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193. Caso o fogo esteja atingindo uma rede elétrica energizada e provoque falta de energia a Equatorial Pará deve ser acionada os canais de atendimento 24h, no 0800 091 01 96; na assistente virtual Clara, via WhatsApp, no número (91) 3217 8200; no site www.equatorialenergia.com.br ou ainda pelo app Equatorial Energia, disponível para dispositivos Android e IOS.

Confira mais dicas de segurança:

– Evite acender fogueiras, principalmente, perto da rede elétrica;

 – Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;

 – Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;

– Não queimar lixo doméstico.  

(Zeus Bandeira/ Ascom Equatoriral)