A Vale resolveu intensificar a fiscalização por radares ao longo da estrada Raimundo Mascarenhas. O ponto negativo nessa historia é que os guardas da empresa Sacramenta ficam escondidos dentro dos matos com o radar apontado para a pista.
Utilizam o método do bandido, ficando na espreita no sentido de pegar algum condutor com a velocidade acima da permitida e, se for funcionário da Vale ou de suas contratadas, certamente serão demitidos.
Poderiam utilizar o radar de acordo com o Código de Transito, com a colocação de placas de advertência e campanha de conscientização. Sem contar que, a Vale não tem competência para fazer tal coisa! Sendo a fiscalização do trânsito de responsabilidade do DMTT e DETRAN.
2 comentários em “Radar da VALE”
Isso ocorre quanto o poder publico vira as costas para o cidadão e permite que desmando dessa natureza acontece bem em baixo do seu nariz. A função da “policia” da Vale é meramente proteger o seu patrimônio e não substituir os órgão constituído legalmente. Quando a Vale e sua contratada de segurança, ocupam as funções que são de governos, isso caracteriza uma constituição de “milícias”, portando fora dos limites da lei. Nesse caso o agente agressor é a Vale e não o cidadão.
Segundo a Enciclopédia livre Wikipédia
” As milícias podem ser organizações oficiais mantidas parcialmente com recursos do Estado e em parceria com organizações de carácter privado, muitas vezes de legalidade duvidosa. Podem ter objetivos públicos de defesa nacional ou de segurança interna, ou podem atuar na defesa de interesses particulares, com objetivos políticos e monetários”
A Segurança da Vale perante aos funcionarios e contratas quer ter poder de policia, trata o cidadão de acordo com a função. As vezes até persegue…. com esse tratamento alguns segurança acabam sendo ameçados. Olhando para o outro lado, muitos segurança não tem preparação para trabalhar na portaria ou na estrada. A ultima blitz que passei..eles verificaram se o meu caro tinha extintor, triangulo, se a seta funcionava. Não sou funcionario e nem trabalho em carajas, eu esta indo ao banco.