SESSÃO LEGISLATIVA
Nesta terça-feira (15) recomeçam os trabalhos na Câmara municipal mais rica do Pará. Os vereadores estão ávidos por retornarem ao batente, particularmente porque este é um ano de eleições e muitas mudanças são previstas no parlamento local, com vereadores vagando cadeiras para ingresso de nomes novos. Com as saídas, por exemplo, do presidente da Casa, Ivanaldo Braz, para concorrer ao cargo de deputado, e do vereador Luís Castilho, para ocupar a chefia da Secretaria Municipal de Obras (Semob), os respectivos suplentes já começam a fazer aquecimento nos bastidores para tomar assento numa das casas de leis mais cobiçadas do Brasil. Nomes novos implicam fatalmente novas articulações internas.
SESSÃO LEGISLATIVA II
O vereador Luiz Castilho, em discurso que fará na sessão que marca o início do ano legislativo da CMP, na terça-feira, deve anunciar que deixará o cargo de vereador no dia 16 de fevereiro para assumir a Semob, cujo o atual gestor, Wanterlor Bandeira. Wanterlor irá disputar a eleição para deputado estadual pelo PROS e deve usar esse período para peregrinar pelo estado atrás de votos. Já o presidente Ivanaldo Braz só deverá deixar o cargo no último dia previsto para a desincompatibilização eleitoral.
PRESIDÊNCIA DA CASA
Outro assunto que começa a semana tirando o sono de muitos vereadores nos bastidores é a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Fofocas quentes que rondam o Palácio Azul dão conta de que tem novato interessadíssimo pelo cargo e articulando diuturnamente para pegar o posto. Segundo consta, o interessado nem dorme. Tem colega parlamentar já sendo sondado, bajulado, tudo para garantir que, lá na frente, o voto esteja garantido. Em outra frente, tem veterano bom de voto que, em vez de procurar, está sendo procurado para compor chapa forte visando a ocupar a presidência do parlamento. Vale lembrar que o presidente da Câmara de Parauapebas tem uma canetada mais valiosa que 75% dos prefeitos do Pará.
BARRADOS NO BAILE
Servidores de diversas categorias começaram a semana #chateados com o prefeito Darci Lermen, que é queridinho do funcionalismo. Tudo após uma circular curta e grossa, publicada na semana passada, ganhar as redes sociais. No documento, assinado pelo chefe de Gabinete, João Correa, estão suspensas todas e quaisquer discussões que tratem de aumento de salários para cargos específicos. O problema, criado pela própria Administração, deve-se à falta de uniformidade na distribuição de gratificações, em que determinados cargos recebem benefícios, outros não. Agora, para fugir de contenda com os servidores, o Executivo municipal está jogando tudo no colo do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que quase todo servidor diz que é igual a caviar: “nunca vi, nem comi, só ouço falar”.
PRODUÇÃO DA VALE
Apesar de não ser nominalmente citado nos relatórios de produção da Vale, o município de Parauapebas é a principal âncora de sustentação da robusta produção e dos lucros cada vez maiores da empresa multinacional que domina a mineração no ocidente. O balanço de produção do 4º trimestre, que consolida o resultado total de 2021 da antiga estatal, revela 115,14 milhões de toneladas de minério de ferro extraídas das minas de Serra Norte e, também, de Serra Leste, esta em Curionópolis. Com o retorno de Serra Leste ao cenário, ajudando Parauapebas a produzir mais em conjunto, o complexo registrou aumento de 5,2% em relação a 2020. Na contramão, a produção da Serra Sul, em Canaã dos Carajás, despencou 11% de 2020 para 2021.
PARAUAPEBAS NO SISU
Candidatos às vagas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) roeram as unhas e agora estão para perder os dedos, aflitos com a expectativa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado do Enem saiu na semana passada, e amanhã (15) o Sisu entra em ação, como uma espécie de leilão de cursos em que o candidato usa sua nota e pode mudar de opção até o dia 18, conforme forem sendo divulgadas as notas de corte. A Capital do Minério tem 6 cursos no Sisu, todos pela Ufra, e um deles, Enfermagem, é o estreante que está movimentando a cidade. O resultado do Sisu sai terça da semana que vem, dia 22. Boa sorte a todos!
COVID-19
Nos últimos sete dias (7/2 a 13/2) foram contabilizados 1.019 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, com 7 óbitos contabilizados. No total, o município já tem 63.231 casos de pacientes infectados pelo vírus, além de 546 óbitos registrados. Já são 60.817 os recuperados pelo sistema de saúde local. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 9h29 deste domingo) está em 30%, sendo que leitos de enfermaria SUS: 31%; UTI SUS: 36%; enfermarias particulares: 27%; UTI particular: 60%. O atendimento exclusivo para pacientes portadores do vírus acontece no Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas.
SEMEL
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas modalidades esportivas em Parauapebas, interessadas em firmar convênio com a prefeitura, já podem procurar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) para requerer a parceria e protocolar seus planos de trabalho. O prazo é até 30 de junho. O horário de atendimento segue de 08h às 14h (de segunda a sexta–feira). A expectativa para esse ano é que pelo menos 43 entidades participem do processo de celebração, cerca de 44,1% a mais que o ano passado, quando 19 instituições foram contempladas.