RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Com a saída de Keniston Braga para concorrer vaga de deputado federal, o advogado Wesley Costa assume a Segov. Enquanto isso, Darci faz planos para turismo mediante oferta de idiomas

Continua depois da publicidade

TROCA-TROCA SEGOV

O advogado Wesley Rodrigues Costa assumiu nesta segunda-feira (4) a titularidade da Secretaria Especial de Governo (Segov), em lugar de Keniston Braga, que deixou o posto para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. A nomeação de Costa foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município. Como missão, o novo capo da Segov terá de tocar obras e projetos deixados em andamento por Braga, como a construção do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), um dos últimos lugares visitados pelo agora candidato a deputado federal antes de se despedir da pasta no Executivo municipal.

11 MIL NA PREFEITURA

Agora é oficial: pela primeira vez, a folha de pagamento da Prefeitura de Parauapebas ultrapassou a marca de 11 mil servidores, sem contar o funcionalismo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep). Em março foram distribuídos salários a 11.202 vínculos da PMP. O número de servidores concursados, 4.309, já faz algum tempo não é maioria na prefeitura. Eles representam hoje apenas 38,5% da força de trabalho do Poder Executivo municipal. Hoje, a PMP tem mais servidores que a Prefeitura de Marabá, onde 80% da mão de obra é efetiva.

12 MIL NO MUNICÍPIO

Somando-se os servidores da prefeitura com os 559 do Saaep e os 461 da Câmara de Vereadores, Parauapebas tem hoje um exército de servidores públicos municipais composto por 12.222 trabalhadores, muito maior que a quantidade de empregados da mineradora multinacional Vale, que foi por quase 30 anos a maior contratante e empregadora local. Em tempo: a quantidade de servidores públicos municipais apenas na Capital do Minério daria para erguer uma cidadela do tamanho de Curionópolis.

R$ 4,7 MI NAS PAs

Saiu nesta segunda o extrato do contrato para execução de serviços de manutenção das pistas das rodovias PA-275, PA-160 e Faruk Salmen, nos limites do perímetro urbano da Capital do Minério. De acordo com publicação no Diário Oficial da União de hoje, um tal Consórcio Faruk ganhou licitação na modalidade pregão da Secretaria Municipal de Obras (Semob) por R$ 4,747 milhões por contrato com duração de quatro meses. O Blog deu a notícia da recuperação do pavimento das rodovias em primeira mão (relembre aqui) e houve enxurrada de críticas de leitores pedindo operação tapa-buraco em seus bairros.

PEBAS À L’ÉTRONGER

O prefeito Darci Lermen parece estar mesmo empolgadinho com o fator “turismo”. Neste início de semana, ele aparece em redes sociais anunciando novidades para os jovens, no tocante à oferta de línguas estrangeiras — não se sabe quais nem para quando. Dos 250 mil habitantes de Parauapebas, nem 1% da população fala uma segunda língua. Mas o buraco é mais embaixo: entre os alunos de escolas públicas municipais que chegam ao 9º ano do ensino fundamental, 71% não têm nível de aprendizado em língua portuguesa adequado, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Educação.

PEBAS À L’ÉTRONGER (2)

Mas turismo é bom, e ninguém nega — nem Darci. E, sobre os cursos, no universo turístico os idiomas mais demandados são o inglês (por ser mundialmente comercial), o francês (por ser tido como língua da diplomacia e o idioma mais procurado para aprender no exterior), o espanhol (devido à boa relação turístico-comercial do Brasil com países latinos), o árabe (devido ao aumento de viagens de brasileiros curiosos a países do oriente médio) e o mandarim (em razão do aumento de interesse das nações ocidentais por países asiáticos, sobretudo a China).

COVID-19

Nos últimos sete dias (28/3 a 3/4) foram contabilizados 21 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, sem óbitos. No total, o município já tem 67.597 casos de pacientes infectados pelo vírus, além de 564 óbitos registrados. Já são 66.993 os recuperados pelo sistema de saúde local. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 14h59 desta segunda-feira) está em 8%, sendo que leitos de enfermaria SUS: 7%; UTI SUS: 4%; enfermarias particulares: 12%; UTI particular: 30%. O atendimento exclusivo para pacientes portadores do vírus acontece no Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas.