CONCURSO PÚBLICO
A ansiedade entre interessados em entrar pela porta da frente da Prefeitura de Parauapebas é grande, tanto para aqueles que aguardam o resultado final do concurso público em andamento quanto para os que sonham com um novo concurso este ano a fim de, o mais rápido possível, fazer parte do quadro permanente da segunda mais endinheirada administração municipal do Pará. O concurso em andamento deve ter o resultado homologado em março e a previsão inicial era de que, no mesmo mês, fosse lançado um novo certame, com número maior de cargos e vagas – segundo fontes do Blog, cerca de 1.200 oportunidades.
NÃO TEM PREVISÃO
Porém, com a atabalhoada e malfeita proposta de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que o Centro de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) pegou para fazer – e diz que concluiu –, o sonho de um novo concurso vai sendo empurrado para frente e ficando muito distante. O croqui do PCCR está parado na Câmara, onde foi represado pelos vereadores no final do ano passado devido à insatisfação dos servidores efetivos atuais, que não se enxergam nas alterações. Enquanto isso, Ministério Público e Poder Judiciário estão de olho na Prefeitura de Parauapebas.
EDITAL DO SELETIVO
Enquanto um novo concurso não vem, o tal Processo Seletivo Seriado (PSS), também a cargo do CTRH, anda na boca do povo. O seletivo “mea-boca” – e que mesmo mea-boca está demorando horrores para vir ao mundo – parece que terá edital publicado nos próximos dias. Entre os que fazem piada com a situação, acredita-se que, talvez, até o final do ano ele saia. Em todo caso, o governo do prefeito Darci Lermen continua andando em círculos em relação à recomendação do MP para realização de concurso e da determinação judicial de reduzir o número de servidores temporários até maio.
SELETIVO DO ESTADO
Por falar em processo seletivo, o Governo do Estado abriu PSS recentemente para contratação temporária de professores e merendeiras para as escolas públicas da rede estadual. Em Parauapebas, houve um “horror” de inscrições em todos os cargos, muito acima do esperado, sendo o município com a mais alta procura. Para o cargo de merendeira, por exemplo, foram 1.178 inscritos na Capital do Minério. Se o estado convocar 20 dessas profissionais – o que é bastante improvável –, a concorrência terá sido de 59 por vaga. Para pedagogos, 625 se inscreveram. E olha que foram apenas cinco dias de inscrição. Isso demonstra que, embora tenha fama de gerar empregos, Parauapebas tem, hoje, um bolsão de pais de família e jovens desocupados, doidos por um lugar ao sol.
LEGISLATIVO NA ATIVA
Acabou a folga para os 15 vereadores da Câmara de Parauapebas, que retomam os trabalhos esta semana. Josemir Santos já largou na frente com o primeiro projeto de lei da temporada protocolado na Casa na sexta-feira da semana passada, dia 10. Este ano, o parlamento parauapebense terá como novidade a atuação de Anderson Moratório, entrando no lugar de Ivanaldo Braz, que seguiu para Belém onde assumiu o mandato de deputado. Vale lembrar que 2023 é ano de aquecimento para os parlamentares, que terão de mostrar serviço dobrado caso queiram continuar vereadores ou se lançar a voos mais audaciosos. Ano que vem é de eleição!
CENSO ESCOLAR 2022
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada dados finais do Censo Escolar 2022, segundo os quais a rede pública municipal de Parauapebas tinha 48.016 matrículas, sendo que 43.859 (91,36%) delas estavam na zona urbana. Parauapebas continua a ter menos alunos no total que Marabá, mas na zona urbana a Capital do Minério passou a cidade vizinha. A rede pública municipal de Marabá tinha 50.423 estudantes, sendo que 40.821 (80,96%) estavam na cidade. Na rede estadual, Parauapebas já tem mais estudantes que Marabá. Essa dinâmica tende a confirmar o que o Blog do Zé Dudu sempre tem suspeitado: a cidade de Parauapebas já está mais populosa que a cidade de Marabá.
6 comentários em “RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana”
Só pila.
complicado hem
Esse ctrh é um escárnio. Orgão viciado, com as mesmas pessoas há anos, não conseguem organizar um concurso sequer. E ainda fez uma verdadeira salada no pccr. Alo Darci, bora trocar essas peças velhas!!! Tá tudo errado!!!!
Quem responde pelo CTRH é aquela projeto de Xuxa que nao sabe ds nada??
MARACUTAIA PURA!!!
Esse pss já virou uma farsa. Cheiro de cartas marcadas.