RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia neste início de semana na Capital do Minério

A “fofoca” do momento é sobre o edital de concurso da Câmara de Parauapebas, que tem 14 vagas e salários que vão de R$ 4.128 a R$ 11.560. Na prefeitura, ordem é suspender os prazos

Continua depois da publicidade

TRÂMITES NA PREFEITURA

A partir de hoje (8), estão oficialmente suspensos os prazos para todos os processos de prestação de contas em análise, bem como a tramitação das propostas de parcerias, convênios, cooperação técnica e chamamento público que estão na Prefeitura de Parauapebas. A medida foi tomada pela Coordenadoria de Projetos e Convênios diante do estrago causado pelo incêndio na sede da prefeitura, que obrigou o Poder Executivo a fazer um rearranjo de setores e servidores, sem contar as perdas materiais, inclusive documentos urgentes e importantes. A suspensão do prazo de prestação de contas é válida por 60 dias. Os termos de fomento, por seu turno, passam a ter prazo esticado até fevereiro do ano que vem.

CONTAGEM DE ESTUDANTES

Está em andamento neste momento o Censo Escolar, do Ministério da Educação (MEC), e as escolas precisam informar a quantidade de alunos nelas matriculadas. Em Parauapebas, a contagem de alunos de escolas públicas está dentro dos conformes, e a coleta está com 80% de andamento. Mas o que chama atenção mesmo é a explosão de matrículas na rede particular, que fechou 2021 em 10.869 e já está em 13.130 este ano, ainda com o censo sem ter sido concluído. De forma espantosa, o número de matrículas na rede particular já está 20% acima do ano passado. Esses números precisam ser “estudados pela Nasa”.

CONTAGEM DA POPULAÇÃO

Por falar em censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está começando a divulgar as parciais da apuração em tempo real de habitantes já contados pelos agentes. Em Parauapebas, os recenseadores percorreram 31,2% dos 413 setores censitários definidos pelo IBGE e quase 100 mil habitantes já foram contados até o meio-dia desta segunda. A expectativa é de que a população de Parauapebas fique entre 270 mil e 290 mil habitantes ao final dos trabalhos.

TRABALHOS LEGISLATIVOS

Começaram hoje, sem muito lero-lero, os trabalhos da Câmara de Parauapebas, com produção a mil. Os vereadores colocaram a mão na massa, apresentando indicações, projetos de lei e votando proposições que ficaram pendentes no semestre passado. Amanhã, terça-feira (9), haverá outra sessão ordinária, com mais uma enxurrada de indicações e projetos de lei na Casa que acabou de divulgar edital de concurso público para preenchimento de 14 vagas em meia dúzia de cargos de provimento efetivo, conforme você pode ver aqui. A notícia do concurso tornou a Câmara a “fofoca” mais falada do momento.

CASOS DE CORONAVÍRUS

A semana inicia com Parauapebas chegando a 69 mil casos positivos de covid, desde o início da pandemia, declarada em 2020. De lá para cá, 573 pessoas já perderam a vida em decorrência da doença e, ontem (7), 17 parauapebenses testaram positivo entre 84 que tinham síndrome gripal e realizaram o teste. O vírus não dá descanso, e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que o digam: os leitos de UTI do SUS estão 100% ocupados, enquanto na rede particular a taxa de ocupação é de 40%. Em Parauapebas, nove pessoas estão internadas com covid neste momento e outras 278 estão em isolamento domiciliar para evitar propagação do vírus.