PREFEITO AFRONTOSO
O pau comeu em uma reunião realizada entre o prefeito Aurélio Goiano e vereadores da sua base. Segundo fontes do Blog, o que teve de ânimos acalorados e bate cabelo não está escrito no gibi e nem a cantora Joelma daria conta de acompanhar o ritmo. Diz-se nos bastidores que o prefeito esnoba alguns nomes de sua base e que não está nem aí para quem não gostar de sua forma de governar. Mas se diz também que os vereadores “amiguinhos do rei” estão perdendo a paciência e a qualquer hora vão deixar de se fazer de rogados, virar a mesa e mostrar a que vieram. O ti-ti-ti é grande de que, já já, o rei estará nu.
VEREADORES ACUADOS
Há um grupo de vereadores que está com o mandato no olho do furacão. Os representantes da Federação PT-PV-PC do B, além do representante do PL, correm risco altíssimo de perder o mandato por suposta fraude nas cotas de gênero, em decorrência de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em curso com provas robustas que apontam uso de candidaturas laranjas para simular o cumprimento da exigência legal de 30% de mulheres candidatas ao parlamento. Matéria publicada hoje no Blog Sol do Carajás (veja aqui) denota flagrantes do amadorismo político que pode derrubar da Câmara quatro vereadores de uma lapada só e trazer nomes como Eliene Soares, Josemir, Joel e Zacarias Marques de volta ao jogo.
AUDIÊNCIA MARCADA
Ainda sobre o caso das candidaturas laranjas, o Blog do Zé Dudu traz fatos novos: uma decisão recente do juiz eleitoral Libério Henrique de Vasconcelos deixa bem claro que “o pedido de cassação de diplomas é juridicamente possível, caso comprovadas as irregularidades alegadas” pelos autores da ação. Para acelerar a resolução do caso gravíssimo, o magistrado marcou audiência de instrução para 6 de maio, às 10h, para oitiva de testemunhas arroladas no processo e depoimento pessoal de um dos investigados. A audiência será virtual. A partir dela, virá a sentença dias após, já que o juiz Libério Henrique cumpre o rito célere das ações de investigação eleitoral.
DENÚNCIAS NO TCM
No “níver” de 100 dias de governo, o prefeito Aurélio Goiano vai entrar para a história com recorde de denúncias em órgãos de fiscalização. Só no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), são dez, sem contar o Ministério Público e ações judiciais, a maioria contra a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que se tornou um verdadeiro abacaxi para a gestão. O mais curioso é que o TCM ainda não pautou uma denúncia sequer, mesmo diante de evidências. Mais cedo ou mais tarde, o próprio tribunal vai se cansar da posição de “estátua”.
VAGAS EM CRECHES
Por falar em Semed, conselhos tutelares de Parauapebas estão unidos contra a postura da pasta em não ofertar vagas para crianças com até dois anos em creches. Ontem (2), durante entrevista à Arara Azul, conselheiros alegaram que uma portaria da Semed “suprimiu de forma indevida vaga de crianças menores de 2 anos para creches” e compararam que, embora de forma irregular, a gestão passada garantia vagas para crianças a partir de 9 meses. Segundo eles, a Semed recuou e corrigiu a portaria, voltando a oferecer vagas para crianças a partir de 9 meses, “mas, na prática, não tem vaga”. Os conselheiros não contaram história: acionaram a justiça e ainda divulgaram que a Defensoria Pública vai mover uma Ação Civil Pública.
REUNIÃO DOS 100 DIAS
O prefeito se reuniu na noite da última quarta (2) com o alto escalão de seu governo e expressou seu compromisso em transformar Parauapebas, mencionando pontos críticos e as áreas nas quais quer prioridade de atuação. Na visão de pessoas próximas ao alcaide, o clima nos bastidores é de preocupação porque a gestão não está rendendo resultados como Aurélio Goiano gostaria, está saindo cara demais e alguns de seus nomeados estão se mostrando abaixo das expectativas. Aurélio já teria revelado até a aliados que “tem muito caititu mais bem preparado” que alguns dos seus. A previsão é de uma dança das cadeiras logo logo, inclusive por sugestão de “investidores” entendidos.
MAQUIVALDA EM ALTA
Não adiantou não ter sessão na última terça-feira (1º) porque o estrago de um requerimento da vereadora Maquivalda Barros (PDT) já havia sido feito. No Requerimento nº 61/2025, em que questiona a Prefeitura de Parauapebas a quantidade de assessores no gabinete do chefe do Poder Executivo, não faltaram memes nas redes sociais sobre onde Aurélio Goiano estaria enfiando tanta gente — 257 servidores ao total —, já que no gabinete do gestor sabidamente não cabe. Ao fazer uso da tribuna, Maquivalda também foi bastante aclamada por desmascarar o secretário de Obras quanto às respostas que ele dá às proposições da parlamentar.
NOGUEIRA DETONA
Sem papas na língua, o vereador Sargento Nogueira (Avante) também causou na sessão de terça e continua com trechos de suas falas ecoando nos quatro cantos da cidade. Ele mandou recado em alto e bom som ao prefeito Aurélio Goiano, para que “assuma seu papel de prefeito e deixe as suas viagens de mão”. Nogueira disparou que o prefeito agora anda com supostas más companhias e que teria sido “enfeitiçado” por um certo ex-prefeito, que está agoniado já com pré-campanha de deputado federal. “Prefeito, cumpra com a população o que foi prometido em campanha. Não venha com dois discursos”, esbravejou o vereador, ironizando na ocasião: “…e, por incrível que pareça, hoje [1º de abril] o dia é em homenagem a ele porque é o dia da mentira”.
CONTRATO CONTÁBIL
Tomou doril, ninguém sabe, ninguém viu o contrato de contabilidade pública da gestão de Aurélio Goiano. Praticamente todas as prefeituras paraenses já cadastraram seus contratos de assessoria contábil no mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios, mas Parauapebas segue escondendo o processo, que, diga-se de passagem, não deve ter saído barato. Apesar disso, já aparece o nome de um contador assinando o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 1º bimestre enviado ao TCM. O que será que esse contrato oculto, fruto de inexigibilidade, tem de tão exuberante que nunca vem a público? Quem será o dono? Tchan, tchan, tchan, tchan…!
4 comentários em “RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia nos bastidores da Capital do Minério”
O Aurélio vai terminar esse
desgoverno ( se conseguir !!! ) sendo o maior produtor rural do Brasil , no ramo de frutas, porque o prefeito pra gostar de laranja !!!
Tem vaga na leide maria ?
Minha bebe de 1 ano e meio esta sem creche e eu to tendo q pagar 700 pra uma baba olhar . . . votamos no doido.pra isso !
Fala do barraco por uma certa viagem de jatinho com damas da sociedade……………………………..!