PULAR PARA A OPOSIÇÃO?
Tem vereador resmungando por aí que é mais fácil pular para oposição que se manter base do governo Aurélio Goiano, já que não recebe afagos, carinho e aconchego nos braços deste. Um passarinho contou ao Blog que xis parlamentares estão refletindo melhor sobre a relação, já que o custo-benefício tem saído alto, especialmente porque a população e o funcionalismo público acusam o prefeito de não cumprir palavra e promessas feitas durante a campanha.
NÃO TÁ NEM ‘PREO’
Vereador vai, vereador vem, e Aurélio Goiano se sente um verdadeiro rei, à la Nabucodonosor. O prefeito não está nem um pouco preocupado se algum “bezerro desmamado” vai se rebelar e pular para oposição. Ele acha que, como prefeito de Parauapebas, pode tudo. Em tempos de vacas magras, Goiano poderá descobrir que, com pouca receita para comandar um município de elevadas despesas, não tem aliados de verdade.
ECOANDO NO OUVIDO
O prefeito ainda tem pesadelo com as músicas entoadas pela multidão de mais de mil servidores que tomaram a porta de seu gabinete na semana passada em paralisação geral. “Servidor na rua; Aurélio, a culpa é tua!” foi a música mais tocada do dia na exata data em que Goiano completou 100 dias como prefeito. Rei da gritaria noutros carnavais, Aurélio Goiano precisou implorar para ser ouvido enquanto os servidores gritavam “Mentiroso!” repetidamente, em forma de coro, em alto e bom som. O prefeito levou a maior vaia já vista na história do município.
REAJUSTES VOTADOS
Apesar do aperreio que passou, com servidores detonando promessas não cumpridas em seu pé de ouvido, Aurélio Goiano conseguiu trégua com o funcionalismo. Ele até já mandou à Câmara – e foram votados na última terça (15) – os projetos de lei de revisão da remuneração (+4,62%), de ganho real (+0,88%) e de reajuste do vale-alimentação (+R$ 200). Agora, o funcionalismo aguarda ansiosamente o cumprimento da promessa de retorno à jornada de trabalho para seis horas corridas, mais econômica para o município e benéfica para a saúde do servidor.
PERDA DE MANDATO
A onda de políticos paraenses eleitos em 2024 perdendo o mandato por falcatruas que estão vindo à tona não está escrito no gibi. Vereadores e até prefeitos estão perecendo nas garras da Justiça Eleitoral, e isso está acendendo o alerta para parlamentares de Parauapebas. Será que as duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra vereadores da atual legislatura vão prosperar? Analistas políticos consultados pelo Blog são praticamente unânimes em prever que haverá dança das cadeiras em breve e, com isso, um rearranjo de composições no Poder Executivo.
STF X PARAUAPEBAS
Repercutiu reportagem do Blog do Zé Dudu (veja aqui) sobre a briga travada pelo Município de Parauapebas com o Estado do Pará em torno da partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Parauapebas acusa o governo do Pará de meter o bedelho e afrontar legislação federal quanto aos critérios de partilha, prejudicando o município, enquanto o governo do estado nega irregularidades. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que se manifestou a favor (declarando inconstitucionalidade dos critérios criados pelo Pará) e contra (não admitindo reclamação sobre a não revisão dos critérios pelo Pará) Parauapebas. A população, que não entende direito o rito judiciário, fica com a pulga atrás da orelha, mas já tem uma certeza: a receita está em queda livre.
O BODE VIROU CHITA
O vereador Zé do Bode (União) já pode pedir para trocar de apelido e passar a ser chamado de Zé da Chita. É que o Bode, antes despreocupado com a produção legislativa, agora virou um guepardo (ou chita), animal terrestre mais rápido do mundo. Sim, Zé agora é o mais veloz na “savana parlamentar” e, por isso, campeão isolado de proposições, especialmente requerimentos, com os quais ele tem entupido o Poder Executivo. Está trabalhando como nunca e tem sido reconhecido por isso, inclusive por adversários políticos.
ELIENE DISPUTADA
Zé do Bode só não consegue ainda produzir no mesmo ritmo da ex-vereadora Eliene Soares, que foi por cinco anos consecutivos rainha de proposições e projetos, com alto índice de conversão em leis de fato, muitas delas sendo aproveitadas pela atual legislatura para cobrar políticas que o prefeito não está executando. Por falar em Eliene, ela, que anda sumida dos holofotes, pode estar de volta à Câmara qualquer hora dessas. Com seus mais de 3 mil votos nas eleições de 2024 e muito carisma, fontes do Blog dizem que a ex-parlamentar está sendo cotejada por pretensos candidatos a deputado dos quatro cantos do Pará.
RACHA NO GOVERNO?
Notícias nas redes sociais davam conta ontem (16) de suposto racha entre Aurélio Goiano e seu secretário de Fazenda, Glauton de Sousa. Ninguém nos bastidores do governo confirma a informação, mas fontes do Blog dizem que o clima anda pesado entre o prefeito e alguns de seus secretários, boa parte deles insatisfeitos com os rumos da gestão e com as “amizades” que o prefeito insiste em manter e trazer de fora de Parauapebas, as quais acabam interferindo na rotina até mesmo da gestão municipal.
BLOG HAVIA ANTECIPADO
O Blog do Zé Dudu havia mencionado na coluna “Radar Parauapebas” dias atrás o desconforto de alguns secretários de governo com o comportamento, a postura e algumas falas do prefeito Aurélio Goiano, que muitos visualizam acabar isolado e só localmente num futuro breve. Por outro lado, o gestor, cochicham observadores próximos, está afiando a caneta para colocá-la para trabalhar no meio do ano, exonerando neguinho que pensa que hoje está seguro. Ele estaria querendo se livrar de alongar compromissos com nomes que antes o abominavam, mas, por conveniência, passaram a estar ao seu lado. De bobo, Aurélio não tem nada!
LIXO PELA CIDADE
Com a coleta de lixo parcialmente suspensa na cidade por falta de pagamento à empresa que opera o serviço, moradores já começam a usar as redes sociais para criticar o governo e, principalmente, o prefeito. Em algumas vias, é possível contemplar cães vira-latas fazendo a “inspeção de campo”, detonando sacos de lixo atrás de PF grátis, melecando calçadas e deixando-as com uma catinga insuportável. Agentes do serviço nada secreto, chamados urubus, também estão dando expediente em algumas ruas. O prefeito ainda não veio a público dizer quando o serviço de coleta será normalizado.
PREGO BATIDO…
Os bastidores da eleição do ano que vem já devem fazer a primeira vítima no governo Aurélio Goiano. É que já está decidido que o prefeito de Parauapebas vai apoiar o ex-prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, para a disputa por uma das dezessete vagas na Câmara Federal em 2025, fazendo dobradinha com Beatriz Ramos, esposa de Goiano, que disputará a eleição para deputada estadual.
PONTA VIRADA
Com essa decisão, o prefeito descarta o apoio político a um fiel escudeiro que o ajudou a vencer em 2024. Trata-se de Hipólito Gomes, que está à frente da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi) e, se quiser ser candidato, vai ter que deixar o governo Aurélio Goiano e nadar sem o apoio do prefeito rumo a uma das vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
PRESTIGIADO
O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) está bem prestigiado com a direção nacional do seu partido. É que Podemos e PSDB vão se fundir em breve, criando o PSDB-Podemos, que usará o número 45 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marinho já tem a garantia da direção da nova agremiação partidária de que será o presidente estadual da legenda no Pará. Nacionalmente, o nome mais forte para presidir o novo partido é da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP). Em recente reunião, ficou decidido entre os dois partidos que no estado em que Partido A estiver melhor, a direção ficará a cargo dos membros desse partido. Em Minas Gerais, o presidente estadual será Aécio Neves. A legenda só deve manter o nome PSDB-Podemos até as eleições de 2026. Depois, outro nome (já existe a sugestão para passar a ser chamado de Independentes ou Moderados) será escolhido por seus membros.
BORA BILL?
O diretor da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), Carlos Magno, também conhecido como Bhyl, já foi informado por Aurélio Goiano que o Festival Jeca Tatu, evento até então realizado pela prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liajup, está definitivamente cancelado, e sua 21ª edição, que aconteceria em junho desse ano, não irá se realizar. O prefeito pretende criar outro evento em substituição ao Jeca Tatu. Para tanto, já teria acionado o empresário Ítalo Todde para contratar as atrações musicais do novo evento junino. É bom esclarecer que o Festival Jeca Tatu, que o atual prefeito quer extinguir, foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Parauapebas pela Câmara Municipal de Parauapebas através do Projeto de Lei nº 31/2019, de autoria da então vereadora Joelma Leite, atual chefe de gabinete de Aurélio Goiano.
2 comentários em “RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia nos bastidores da Capital do Minério”
Parauapebas que se cuida,se não fizer um limpa nos marajás,vai virar Petrobrás nos tempos de Lula e Dilma,se as cobras continuarem será o fim dos ratos.
Se acabar com os ratos, haverá desequilíbrio no ecossistema político. As próprias cobras vão acabar picando umas às outras e morrendo de fome por falta de presas. Esse João Batista, fã boy desse prefeito doente mental, só fala abobrinha.