VOLTA DAS 6 HORAS?
Comerciantes e servidores públicos estão na expectativa de que a qualquer momento a jornada de trabalho na Administração Municipal retorne às 6 horas corridas. Segundo fontes do Blog do Zé Dudu, o decreto de revogação das 8 horas só precisa da canetada do prefeito Aurélio Goiano, que parece, enfim, ter compreendido que valorizar servidor com atitudes é caminho para o sucesso de sua administração. O Blog do Zé Dudu avisou que a jornada de 8 horas sairia muito mais cara para a administração. Relembre aqui e aqui.
UM ‘NIVER’ FÚNEBRE
Ontem (27), aliás, foi o “niver” — mas com clima de velório — de dois meses da vigência do criticado Decreto nº 1.204/2025, que eliminou o horário corrido e retornou o caro expediente de 8 horas nas repartições. No início, comerciantes gargalhavam do “castigo” aplicado aos servidores, mas, uma semana depois, o efeito rebote causado pelo desaparecimento dos servidores com seus poderes especiais de compra, sobretudo no período vespertino, transformou o riso em pranto. Para muitos comerciantes, o primeiro trimestre de 2025 vai se despedindo como o pior dos últimos dez anos.
SUBIR NO CONCEITO
Com a canetada, Aurélio deve subir uns pontinhos no conceito do funcionalismo, principalmente de quem votou nele, mas não votaria hoje ao conhecer suas reais intenções e práticas. Ao revogar o desnecessário expediente de 8 horas, o prefeito não fará as pazes apenas com os servidores, mas com diversos empreendedores dos setores de comércio e serviços que dependem, entre outros, do movimento de 11 mil funcionários públicos para sobreviver. Não é demais lembrar, a Prefeitura de Parauapebas é, ao nível municipal, a empresa que paga a maior folha salarial do interior do Pará.
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Por falar em prefeitura, vem chumbo grosso por aí. Na noite da última quinta-feira (27), o Conselho Tutelar divulgava aos quatro ventos que, por sua atuação e provocação, o Ministério Público e a Defensoria Pública iriam ajuizar ação contra a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em decorrência da “ideia de jerico” da pasta em “matar” a oferta de vagas em creches para crianças com até 2 anos, prejudicando centenas de famílias.
CABEÇA A PRÊMIO?
Segundo conversas de corredores, há vereadores extremamente insatisfeitos com o desempenho da secretária Maura Paulino e de auxiliares dela na Semed. Tem deles, muito influente junto ao alcaide, que já teriam sugerido encurtar a permanência de Maura na pasta sob risco de tornar a Semed inadministrável, uma vez que a secretaria acumula muitas denúncias, em curtíssimo tempo, em órgãos de fiscalização. Mas seria a secretária o problema?
PREFEITURA NO MP
Ainda sobre órgãos fiscalizadores, esta semana a Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência abriu nada menos que cinco procedimentos administrativos contra a Prefeitura de Parauapebas com vistas a apurar fato que enseje a tutela de interesses individuais indisponíveis. As portarias de número 7, 8, 9, 10 e 13 são assinadas pela titular da 6ª PJ, a promotora Patrícia Pimentel Rabelo Andrade. Fontes do alto escalão do governo Aurélio Goiano dizem que a falta de cuidadores em número suficiente para atender ao crescente número de alunos com deficiência vai ser um calo no sapato dele.
REITORIA DA UEPA
Parauapebas sedia nesta sexta-feira (28) o “Cidade Universitária”, um movimento para tentar emplacar a Capital do Minério como futura sede da reitoria da universidade estadual que vai nascer fruto do desmembramento da atual Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 14h, e deve contar com a presença de lideranças estudantis, políticos locais e demais interessados.
MAQUIVALDA EM OFF
A vereadora Maquivalda é a parlamentar mais desejada e solicitada quando o assunto é fiscalizar. A frase “Chame a Maquivalda” virou bordão em diversos órgãos públicos quando o cidadão busca atendimento e encontra alguma dificuldade na prestação de serviços. Serena e focada, a parlamentar tem feito uma oposição inteligente e contundente, sem berros e gritarias, e isso a torna cada dia mais popular.
7 comentários em “RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia nos bastidores da Capital do Minério”
Faz matéria falando que a songa monga da SEMED e o pisquila não pagaram o salário dos professores……. quando a gente pensa que não pode piorar……. vem o diabo e manda a secretária……..
Dra. Maura tem 2 problemas, 1 a equipe do gabinete dela, é extremamente amador, o administrativo é um aloprado e 2, o Aurélio contra a secretaria remotamente com o Glauto ou seja, da Semed, só sai laranja.
faltou citar a cambada de surucucu pico de jaca q tao rodeando a secretária doidas pra ela cair e as surucucu dar o bote final ficando na pasta … só n vê qm n quer !
essa secretária água e sal é a pior catástrofe da SEMED desde a passagem do tufão ciza em 2013
Ela ainda ressuscitou um bando de mucura que são odiadas na educação desde a época do Raimundo Neto e estão acabando de destruir a educação!!! Pergunte lá ao Raimundo Neto se ele colocaria essas almas sebosas penadas hoje em qualquer lugar da educação!!! Certamente que não!!!
Dr Maura ta abatida e sendo abatida pelos problemas e carniceiros q estão esperando q ela jogue a toalha !!! Tem uma galera doida pra comer o bandeco dela !!! N adianta ser advogada , tem de ser gestora !!!
É, seu Zé, Aurélio Ramos de Oliveira Neto, o prefeito Goaino, se enquadra direitinho naquela sabedoria popular que diz “falar é fácil, difícil é fazer” e naquela outra “microfone e papel aceitam tudo”. Do discurso para a prática, ele parece nada entender de administração pública. Mete os pés pelas mãos sempre. Triste Parauapebas!