Ramal Ferroviário prepara 250 trabalhadores em Parauapebas e Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

As vagas serão ofertadas pelo Projeto por meio de cursos do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) da Vale

O Projeto Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, da Vale, abre 250 vagas para cursos gratuitos em Parauapebas e Canaã dos Carajás, por meio do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na primeira etapa de 2013, no município de Canaã dos Carajás serão disponibilizados cursos para armador, pedreiro, carpinteiro e ajudante de produção. Em Parauapebas, serão abertas turmas para pedreiro, carpinteiro e ajudante de produção. As inscrições serão nos dias 4 e 5 de abril.

Com os cursos, a Vale vai proporcionar ao moradores dos dois municípios acesso à qualificação mínima necessária para as oportunidades de emprego geradas com a implantação do Projeto Ramal Ferroviário Sudeste do Pará. A iniciativa também atende às solicitações da comunidade de investimentos em capacitação, feitas durante as Reuniões Prévias e Audiência Pública do Projeto Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, em 2011.   

As inscrições acontecem simultaneamente em Parauapebas e Canaã dos Carajás e, logo após, os candidatos serão submetidos a uma prova. O resultado deve ser divulgado no dia 12 de abril. As aulas estão previstas para iniciarem nos dias 15 e 16 de abril, em Canaã dos Carajás e Parauapebas, respectivamente. 

Sobre o Programa

O PPMT é promovido pela Vale em regiões onde a empresa desenvolve projetos de capital, com a capacitação profissional em cursos que aumentam o nível de empregabilidade das comunidades onde atua. A população participa da escolha dos cursos e a realização dos treinamentos é na própria comunidade. Na segunda etapa, outras 200 vagas gratuitas serão ofertadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás, nas áreas de serviços e de construção civil.

Serviço

  • Quando se inscrever: 4 e 5 de abril, em horário comercial.
  • Onde:
    Parauapebas: no Centro de Educação Profissional (CEP), que funciona no Senai, na rua F, número 164, Cidade Nova.
    Canaã dos Carajás: no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que fica no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), na Rua JK, s/n.