Efeméride
”Quando a nação escolhe, quando a nação julga, quando a nação quer, os que pensam contrariamente podem protestar, mas devem submeter-se.” Com a frase de Rui Barbosa, informo que há 30 anos, no dia 15 de janeiro de 1985, eleição indireta encerrava o regime militar.
Pedral
O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, anunciou na terça-feira, 13, que a sua pasta irá publicar em breve o edital do derrocamento do Pedral do Lourenço, até março. O investimento vai permitir a navegabilidade de toda a Hidrovia Araguaia-Tocantins.
CDL
Acontece hoje (15), às 20 horas, no Atrium Hotel, a cerimônia de posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas para o biênio 2015/2017. Assume a presidência o empresário Markson Gomes da Silva.
Vou de bike
Com objetivo de otimizar o aproveitamento dos espaços públicos a Prefeitura de Marabá deve reforçar a segurança na Velha Marabá, a partir do dia 23, com a implantação da ronda de bicicleta feita pela Guarda Municipal. Ao todo, serão nove agentes que atuarão nas praças do Bairro Santa Rosa (próximo a Colônia Z-30), ao longo da Orla do Rio Tocantins e nas Praças São Félix de Valois e Duque de Caxias.
FMI
Carla Grasso, que era o braço direito do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, assume no dia 2 de fevereiro como vice-diretora geral e diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional. A brasileira coordenará o orçamento, os recursos humanos, a tecnologia, os serviços gerais e a auditoria interna, além de supervisionar a capacitação e os treinamentos. Entre os trabalhos passados de Grasso está o processo de modernização da Vale, onde ocupou o cargo de vice-presidente de Recursos Humanos e Serviços Corporativos entre 2001 e 2011. Além disso, fez parte da Previdência Social brasileira como secretária e conselheira. Também passou pelo Banco Mundial.
CEPEJA
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para jovens e adultos (CEPEJA), está com as matrículas abertas para quem deseja concluir o Ensino Fundamental. O aluno poderá concluir o ensino fundamental entre 6 a 24 meses, em horários de aulas de acordo com a sua disponibilidade. Para realização da matrícula é necessário o levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; RG; CPF. Além de uma foto tamanho 3×4.
Carnaval
A trinta dias para o início do Carnaval 2015, a Secretaria de Cultura ainda não anunciou as atrações para esse ano. Sabe-se, extra-oficialmente, que o carnaval será novamente no Bairro Tropical. Agora com a gestão da irmã do ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Josineto Feitosa, espera-se que as bandas escolhidas para animar a festa estejam no nível ao Parauapebas. O tema para esse ano será: “Parauapebas – Carnaval 2015 – Vista-se de alegria e venha para a folia”.
Semurb
O secretário de Urbanismo, Judson Souza Gomes colocou, no início da semana, seu cargo à disposição do prefeito Valmir Mariano, para que este faça as mudanças que achar necessárias. O prefeito não aceitou a demissão e Judson continua na pasta.
Em queda
A Vale deve pagar US$ 2,2 bilhões em dividendos neste ano, segundo estimativa média de 12 analistas consultados pela Bloomberg. O total, que representa uma queda de 47% em relação aos US$ 4,2 bilhões distribuídos no ano passado, é o menor valor oferecido pela companhia desde 2007.
Visita
O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, estará na próxima sexta-feira (16), conhecendo de perto as obras do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Belém. O terminal tem 32 mil metros quadrados de área total e poderá receber 250 toneladas de pescado por dia, além de um porto com capacidade de 25 embarcações de pequeno e médio porte. Participarão da visita o Secretário de Infraestrutura e Fomento do MPA, Eloy de Sousa Araújo, deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos e demais autoridades locais.
2 comentários em “Rapidinhas”
Perfeito caro Agenor,suas colocações estão precisas,sinal de conhecimento do assunto e o tamanho do desafio que é fazer essa hidrovia,sua lista de dificuldades na execução da obra só não é maior que a incompetência de nossos gestores públicos,por aqui não há planejamento a longo prazo,hidroelétrica sem eclusa é coisa de incompetente ou de gente de má fé,quando se juntam as duas coisas,temos o protótipo do político perfeito,aqui no Brasil essa raça de prolifera como erva daninha no roçado,eu ouso afirmar,o derrocamento do loureção não sai,muito menos a hidrovia,essa conversa tá com jeito de mais um estelionato político,prática comum em nosso país.
o que você me diz do “asfalto”do prefeito Salame?só por aqui em nossa cidade se faz asfalto,sem antes fazer rede coletora de águas pluviais,sem guias e sarjetas,curva de nível,isso sem falar da fundação que antecede a capa asfáltica propriamente dita,ou seja,o prefeito está “pintando”o chão de preto em nome de uma meta 500 km em que ele visa apenas a quantidade e detrimento da qualidade,assim,se faz hidroelétrica sem eclusa,ponte sem dimensionar a vazão em época de cheia,etc…etc…,tudo isso para ficar no faz e refaz,tornando perene o desvio de verbas para atender os fins políticos eleitoreiros,perpetuando o Brasil como o país do futuro.
Caro Dudu,
A eliminação do pedral do Lourenço permitirá a navegação até Marabá. A montante, tem o pedral do Ronca, acima do Taurizinho, os pedrais de Praia Norte, já no estado do Tocantins e a navegação pelo Tocantins, pára em Imperatriz. Estreito não tem eclusa, Lageado em Palmas também não, logo .. No Araguaia, o talvegue do rio é mais baixo. A montante de Xambioá, até porto São José do Araguaia, as balsas terão calado menor. Daí para cima, não tem navegação no Araguaia. A navegação dda bacia do Araguaia e Tocantins é um enorme desafio pelos pedrais, eclusas e assoreamento dos rios.
Abs.
Agenor Garcia
jornalista