Se essa moda pega!
Um município do interior paulista, Mineiros do Tietê, foi condenado, juntamente com a empresa local de saneamento, a indenizar um morador por interrupção no fornecimento de água. O juízo da 4ª vara Cível de Jaú concluiu ser de responsabilidade do poder público “uma eficiente administração dos recursos hídricos que permita em períodos de maior ou menor estiagem garantir tão indispensável serviço em prol da população”. Se a moda pega… O SAAEP deve agora pôr as barbas de molho. Mas com pouca água, por favor.
Por falar em SAAEP…
Ele informa que o abastecimento de água, em quatro etapas do bairro Cidade Jardim, está prejudicado em virtude dos roubos de cabos de energia que alimentavam as bombas dos poços artesianos do local. Segundo a Assessoria de Comunicação, o fornecimento de água das etapas 01, 02, 03 e 06, deve ser regularizado entre 18 horas desta terça-feira (27) e o meio dia da quarta-feira (28). Se algum contribuinte souber algo sobre o roubo dos cabos ou ato de vandalismo ligado ao abastecimento de água, por meio informe através do telefone 0800 095 0001.
Em alta
O número de contas atrasadas com empresas de telefonia, acesso à internet e TV por assinatura não só vem acelerando no País, ao contrário da taxa geral de inadimplência, como registrou, em dezembro, a maior elevação em 24 meses. A inadimplência no segmento avançou 16,21% enquanto o crescimento total de dívidas não pagas subiu 3,19% na comparação com dezembro de 2013, de acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
ASCOM
O jornalista e ex-secretário de Esporte e Lazer de Parauapebas (Semel), assumiu hoje a Assessoria de Comunicação do município. Marcel, que é do PSD, partido do prefeito Valmir Mariano, substitui o publicitário Walmor Costa, no cargo desde julho de 2013. Gilvan Moraes, o adjunto, assume a Semel temporariamente.
Em alta II
No mesmo período, a taxa de atraso no pagamento para as empresas de água e luz foi 7,73% e de 2,03% entre os bancos. No comércio, houve retração de 1,01% e a média da inadimplência nos outros setores caiu 3,55%. Na análise dos dados por região, o crescimento mais expressivo se deu na região Norte, com alta de 37,42% em dezembro de 2014 ante igual mês de 2013. Em seguida aparecem as regiões Nordeste (21,24%) e Sudeste (14,49%), seguidas pelo Sul (11,47%) e pelo Centro-Oeste (9,88%).
Fiscalização
A Secretaria da Fazenda (SEFA) iniciou nesta terça-feira, 27, em Marabá e Parauapebas, uma operação de fiscalização no comércio e no trânsito de mercadorias. A ação tem por finalidade averiguar o cumprimento das obrigações acessórias dos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a regularidade fiscal das empresas.
Fiscalização II
Vinte servidores da Carreira da Administração Tributária (CAT) foram deslocados de Belém para participar da operação, que conta, ainda, com sete servidores de apoio. De acordo com o diretor de fiscalização da SEFA, auditor de receitas estaduais Célio Cal Monteiro, o deslocamento de servidores é uma estratégia para reforçar as equipes da Secretaria que trabalham naqueles município e ampliar as ações de fiscalização.
É sempre assim …
Há uma semana, a prefeitura de Parauapebas encaminhou ofício à Vale no sentido de retomar as negociações das condicionantes e medidas compensatórias para o licenciamento do Ramal Ferroviário Sudeste do Pará. um corredor logístico do projeto S11D, que estão paralisadas há meses, e grupo criado para discutir os impactos no perímetro urbano do município assunto nunca mais se reuniu. Como de costume quando o assunto é Parauapebas, a Vale ainda não se manifestou sobre o ofício.
Celpa
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, reuniu hoje (27) com representantes da Celpa e o presidente da Equatorial Energia, Firmino Ferreira Sampaio Neto, para tratar de assuntos afins à produção e consumo de energia elétrica no Estado do Pará. O presidente nacional da empresa equatorial explicou que, provavelmente, dificuldades serão enfrentadas no setor elétrico a partir de 2015.
1 comentário em “Rapidinhas”
Nas décadas de 80 e 90 havia uma tal de Nilza que comandava a SEFA em toda a Região. Se não me engano foi até prefeita de uma das cidades próximas a Marabá. Pois bem, ela despachava sua turma pelos municípios sempre no final do ano ou início de outro. Chegavam nos escritórios de contabilidade e pedia os livros de registros contábeis dos comerciantes, faziam uma lista e começavam a visitá-los. Acreditem: eles dispunham de caminhões para levar as barganhas.
É só uma história verídica que me lembrei agora, apenas por coincidência com a operação fiscalização da SEFA em Marabá.