Exame da Ordem
Entre 2010 e 2014, o exame de Ordem da OAB abriu as portas da advocacia para um quarto dos atuais causídicos do país (234.300). Espantoso número, mas é a realidade : 25% dos causídicos têm menos de 5 anos de OAB. Chegamos a um total, hoje, de inacreditáveis 947 mil causídicos no país, 4.311 destes são do Estado do Pará, que tem taxa de aprovação de apenas 15,5% no período.
Exame da Ordem II
Os números apontam que: a cada 217 brasileiros, 1 é advogado; são 58 advogados para cada magistrado no Brasil; mais de 100 mil bacharéis foram reprovados no último exame de Ordem, de modo que há uma centena de milhar de pessoas batendo na porta da advocacia.
PC do B
Aparadas todas as arestas que o impediam de anunciar o partido pelo qual deverá disputar as eleições municipais de 2016, o ex-prefeito de Parauapebas, o petista Darci José Lermen, está a caminho do PC do B.
Salames
Quem também deve mudar de partido assim que for aberta a janela de 30 dias, conforme propõe a PEC 113/20015, são os irmão Beto e João Salame. Eleitos pelo PROS, eles devem desembarcar no PSD de Kassab, e da vereadora Wanda (PSD), abertamente oposição ao prefeito Salame.
Parauapebas
O troca-troca de partido durante a janela da referida PEC em Parauapebas vai deixar muito eleitor de cabeça quente. É que ideologia e pragmatismo político vão pesar tanto na hora de escolher o partido para onde ir quanto uma pena de Pavão.
Fim das barreiras
Governo dos EUA aprovou, após mais de meio século, a instalação da primeira fábrica americana em Cuba.
Marabá
Em Marabá, dizem os cientistas políticos, está sendo alinhavada uma parceria entre PT e PMDB para as eleições municipais de 2016. A peemedebista Cristina Mutran deverá encabeçar a chapa.
Vendo tudo
Entre os dias 12, 13 e 14 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas em Parauapebas. Foram beneficiados 115 pessoas, de uma lista de 240, que necessitavam do procedimento e que aguardavam há muito tempo na fila de espera.
Vendo tudo II
A Semsa pretende organizar um mutirão por mês e, além disso, realizar semanalmente cirurgias conforme disponibilidade do centro cirúrgico do Hospital Municipal. Os pacientes que necessitarem de atendimento oftalmológico, seja consulta ou cirurgia, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para solicitar o atendimento.
Celpa
Causou o maior quiproquó hoje na Câmara Municipal de Marabá a leitura de um ofício enviado pela Celpa cobrando R$3,2 milhões da prefeitura de Marabá. Segundo o ofício, a concessionária de energia elétrica deu prazo até o dia 26 para que a PMP apresente a quitação dos débitos, sob a ameaça de corte geral.
Celpa II
Já a prefeitura de Marabá, através de sua Assessoria de Comunicação, informou que o débito procede e que está sendo negociado com a Celpa.
Celpa III
Já os edis marabaenses, insatisfeitos com o prefeito, dizem que o débito é um absurdo e que, pela lei orgânica do município da qual JS tem conhecimento, o prefeito deveria enviar o relatório de gestão na primeira sessão do ano, mas não o fez.
Bel Mesquita
No revés do que foi publicado em um jornal local, não procede a informação de que a ex-prefeita Bel Mesquita irá assumir uma secretaria no governo Valmir Mariano. Bel acaba de passar por uma cirurgia complicada na coluna cuja a recuperação precisou de muito repouso. Segundo a revitalizada ex-prefeita, ela deverá participar da eleição municipal que se aproxima, mas, por enquanto, apenas observa.
UEPA
Deverá ser acertado ainda essa semana, em reunião que acontece em Belém entre governo municipal, estadual e UEPA, detalhes do convênio que visa a construção de um polo universitária da UEPA em Parauapebas. O local já foi escolhido pela prefeitura de Parauapebas. Será na PA-160 sentido Canaã dos Carajás. As obras, que deverão ser iniciadas imediatamente, têm aporte financeiro da Vale na ordem de R$20 milhões