Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Continua depois da publicidade

Licitação

Fabiana de Sousa Nascimento, presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Parauapebas, fez publicar hoje (05), no Diário Oficial do Município, resultado do julgamento das propostas comerciais para a concorrência nº 3.2023-001Semob, que tem como objeto a execução da primeira etapa das obras de reconstrução da sede da prefeitura de Parauapebas no Morro dos Ventos. Em 1º lugar se classificou a empresa Miranda e Farias Construções Ltda, com proposta no valor de R$ 4.227.162,72 (quatro milhões, duzentos e vinte e sete mil, cento e sessenta e dois Reais e setenta e dois centavos). Há, ainda, alguns trâmites a serem seguidos até que haja a homologação da decisão da Comissão de Licitação e consequentemente a liberação da Ordem de Serviço para o início das obras. Todavia, seria o aniversário da cidade uma ótima data para que tal OS fosse expedida. Fica a dica!

Rafael Ribeiro

O nome do presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro, deve ser anunciado nos próximos dias como candidato da situação à sucessão de Darci Lermen. Rafael e o deputado estadual Braz, que havia colocado seu nome na disputa, chegaram a um acordo e Braz vai apoiar Rafael. O candidato terá o apoio da maioria dos atuais vereadores, do empresário Branco da White, do deputado federal Keniston Braga, do prefeito Darci, entre outros.

Aurélio Goiano

O vereador Aurélio Goiano se filiou essa semana no Avante, um partido político brasileiro de centro a centro-esquerda fundado em 1989 e registrado definitivamente em 1994 com o nome Partido Trabalhista do Brasil. Em março de 2017 alterou seu nome para Avante, oficializado pelo TSE em setembro. Aurélio Goiano deve ter alguma dificuldade em seus futuros discursos nos palanques durante a campanha eleitoral, já que o partido faz parte da base de apoio ao presidente Lula (PT), tão criticado pelo vereador.

Valmir Mariano

O ex-prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, se filiou essa semana no PL, partido pelo qual pode vir a concorrer à cadeira mais macia do Morro dos Ventos em outubro. No partido já há a pré-candidatura de Dr. Felipe amplamente divulgada e especula-se que o ex-prefeito poderá repetir a façanha de Faisal Salmen e se candidatar a uma das 15 vagas na Câmara Municipal.

Segundo Turno?

Faltando pouco mais de 30 dias (8 de maio) para o encerramento da emissão da primeira via do título de eleitor ou regularização do documento para poder votar na eleição municipal de 2024, Parauapebas está com 195 mil eleitores. Se conseguir fechar os 200 mil até o encerramento do prazo, haverá segundo turno na eleição de outubro próximo. Atualmente a média diária de títulos regularizados está em 128 documentos.

Filiações

Iniciada em 7 de março, a janela partidária de 2024 se encerra nesta sexta-feira (5). Ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato. Em Parauapebas a reta final para que políticos troquem de partido está movimentada. Essa semana o vereador Luiz Castilho se filiou ao União Brasil, o vereador Zacarias ao MDB, Elias da Construforte ao PV, Leandro do Chiquito e Leo Marcio ao Solidariedade (migração), Josemir ao União Brasil, Josivaldo da Farmácia e Francisco Eloécio ao PSDB. Os vereadores Zé do Bode e Eliene Soares devem deixar o MDB, porém, até o fechamento desta coluna ainda não haviam anunciado para qual partido irão