Replay
Durante a madrugada deste sábado bandidos invadiram as dependências da mina do Sossego, em Canaã dos Carajás e arrombaram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, levando uma pequena fortuna. O modus operandi foi o mesmo usado quando do assalto em Carajás, há alguns meses. A assessoria da mineradora ficou de enviar, ainda hoje, nota sobre o acontecimento.
Rei do gado
O município paraense de São Felix do Xingu, no sul do Pará, é, segundo o IBGE, o maior produtor de bovinos do Brasil. A estimativa é do IBGE e relata que em 2010 o plantel nacional chegou a marca de 209,5 milhões de cabeças, 34,6% delas encontravam-se no Centro-Oeste, 20,1% no Norte e 18,3% no Sudeste. Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul lideravam o ranking nos estados, segundo a pesquisa.
Plebiscito na TV
Começa no dia 11 de novembro a veiculação das campanhas do SIM e do Não à divisão do Pará. O tom das campanhas deverão ser a da concentração de 64% da população em uma área de 17% do território paraense por parte do Não e o esquecimento pelo poder público nas áreas que querem se ver separadas do Pará. Duda Mendonça assinará a campanha dos separatistas enquanto um conjunto de agências de Belém serão responsáveis pela campanha do Não.
Fazendo justiça
A Justiça do Pará condenou nesta quinta-feira (27) os dois últimos acusados de participação no assassinato de nove agricultores no município de São João do Araguaia, no sul do Estado, ocorrido há 26 anos. Cada um foi condenado a 199 anos de prisão. A lei brasileira, entretanto, estipula a pena máxima em 30 anos. O caso ficou conhecido como a “chacina da fazenda Ubá” e levou o Brasil a ser denunciado na OEA – Organização dos Estados Americanos.
Boa notícia
O Senai vai investir, até 2014, R$ 1,5 bilhão na construção de 100 novas escolas, 100 novas unidades de ensino móveis, 22 institutos de inovação e 40 institutos de tecnologia, de modo a ampliar o ensino profissionalizante e atender a demanda do Pronatec.
Faltam profissionais
Durante o 6º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a Vale testemunhou que recentemente abriu 600 vagas para aprendizes no Pará e só conseguiu selecionar 200 candidatos. No encontro foi constatado que as deficiências na educação básica brasileira, especialmente em matemática e português, têm influído na qualificação da mão de obra e, em consequência, na ampliação e modernização de projetos industriais.
Dívida
Vale informou que nesta quinta-feira através do presidente da mineradora, Murilo Ferreira, que continua negociando com o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM – sobre uma possível dívida, mas acrescentou que as conversas foram prorrogadas por 60 dias.
Juventude petista
Com muito debate político e apostando em nova geração dirigente para transformar o Brasil, a Juventude do Partido dos Trabalhadores realiza seu II Congresso Nacional. Neste final de semana é a vez do II Congresso Estadual da JPT – Pará, que acontece neste sábado e domingo, 29 e 30 de novembro, no ginásio do IFPA, na avenida Almirante Barroso, em Belém, a partir das 10 horas da manhã.
Juventude petista 2
O evento foi precedido por plenárias municipais que elegeram delegados para a etapa estadual. Ao todo, estão pré-credenciados cerca de 450 delegados de 38 municípios do Pará. A etapa estadual elegerá delegados para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no período de 12 a 15 de novembro. De acordo com Cássio Nogueira, Secretário de Juventude do PT Pará, o “encontro deve fazer um debate profundo sobre os rumos dessa nova geração e como ela ajuda a transformar o Brasil”.
Greve continua
O governo do Estado do Pará não aceitou a contraproposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Sintepp – durante audiência realizada com a presença do juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara de Fazenda e a greve dos professores, que chega hoje ao 34º dia, deve continuar. A justiça promete sentenciar o processo até o dia 4/11. A direção do Sintepp promete manter a greve até a data, quando o sindicato fará uma Assembleia Geral para analisar a decisão judicial.
Lula fará quimioterapia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe. Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.