Menos sódio
Metas para redução de sódio em mais sete categorias de alimentos industrializados até 2014 foram anunciadas ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta nova fase do acordo voluntário firmado entre Ministério da Saúde e representantes da indústria de alimentos foram incluídos produtos populares entre crianças e adolescentes, como salgadinhos, bolos e biscoitos.Estudos apontam que o brasileiro consome, em média, cerca de 12g de sal por dia.
Menos sódio II
Neste ano, o Brasil firmou um termo de compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para baixar esse número para 5g até 2012. Estima-se que isso significaria queda de 6% a 14% na mortalidade por derrame e de 4% a 9% na mortalidade por enfarte. Todos os anos, 315 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, que têm a hipertensão como um dos principais fatores de risco.
13º salário
Pesquisa do Instituto Ipsos e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com cerca de mil consumidores de todas as classes sociais em nove regiões metropolitanas e 70 cidades espalhadas pelo interior do País, revela que 36% dos entrevistados vão usar a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas. Já a fatia dos que pretendem gastar com consumo é de 18%.
Taxa aprovada
A ALEPA aprovou, por unanimidade, Lei orquestrada pro Simão Jatene que cria taxa de fiscalização minerária e o cadastro estadual de empresas que atuam na produção mineral. Houve acordo com a oposição, apesar de parecer que a intenção mesmo era dar mais corda para que o governo se enforque, já que certamente a Lei será questionada no STF pelo setor da mineração, com pedido de suspenção da aplicabilidade.
A derrota é órfã
Comentário no Blog do CJK, um dos meus preferidos no Pará, alerta que após a derrota dos separatistas no plebiscito apenas o publicitário Duda Mendonça tem levado a culpa. Estamos nos esquecendo que a Vanguarda (que atende ao PT) ajudou Duda na campanha e deve também receber sua quota de responsabilidade nessa derrota. CJK fecha a conta dizendo: “ é assim mesmo, a vitória tem muitos pais. A derrota é órfã…
Bacana, Marcelo
O comunicador e blogueiro Marcelo Bacana esteve viajando pelo sul e sudeste do Pará no mês passado. Bacana exibirá reportagem apresentando a maioria das cidades da região em seus programas, Bacana e Bacana Tur, na TV RBA, afiliada da Bandeirantes no Pará. Certamente Marcelo terá muito o que mostrar, nossas mazelas e nossas belezas.
Custo baixo
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o plebiscito sobre a divisão do Pará teve custos menores que o esperado. Segundo o ministro do TSE, a previsão inicial era que o valor chegasse a R$ 25 milhões, mas até agora foram gastos cerca de R$ 19 milhões. As fretes criadas para o plebiscito ainda não fecharam e enviaram suas prestações de conta ao TSE.
2 comentários em “Rapidinhas”
Ainda tá chorando, para com isso tá ficando chato, parece menino pidão.
O nosso amigo Marcelo devia ter apresentado esse documentário em tempo ábil p/ q/ o povo do Parazinho conhecesse as mazelas do Parazão.
Agora é fora de época.