Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Ratos no Senado?
Depois de um roedor morder uma funcionária da Secretaria Geral da Mesa Diretora, uma empresa de controle de pragas fez ontem desratização e  dedetização na Casa. O Senado Brasileiro foi criado junto com a Constituição Imperial brasileira de 1824, nos primeiros anos do Império do Brasil. Desde aquela época todos somos sabedores que lá existiam ratos, cerca de 81, mas fico surpreso em saber que agora, mesmo no recesso, eles estariam mordendo.

Culto
Em virtude do dia do enfermo(14 de janeiro), a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA – através do Hospital Municipal Theófilo Soares realizará um culto ecumênico no pátio interno do hospital, no dia 16 de janeiro, às 09:00 horas. Neste ato estarão presentes, pacientes, familiares, autoridades em saúde, servidores e autoridades das igrejas católica e evangelíca.

Rebaixados . . .
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota de nove países europeus. Entre eles estão a França, segunda maior economia da União Européia, e a Áustria – ambos eram “triplo A”, a maior nota, e passaram a ser AA+. Os outros rebaixados são Portugal, Itália, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre.

. . . em crise
A medida tende a agravar a crise das dívidas, já que tornará mais elevado o custo de refinanciamento, assim como do sistema financeiro. “Não é uma boa notícia, mas não é uma catástrofe”, disse o ministro da Economia da França, François Baroin. O próximo passo deverá ser o rebaixamento de empresas e bancos franceses.

Unimed x Servidores da PMP
Para espantar de vez os boatos de que a prefeitura de Parauapebas não estaria repassando regularmente os valores descontados na folha de pagamento dos servidores à Unimed e que este fato estaria causando constrangimentos aos servidores usuários do plano quando necessitam de atendimento médico-hospitalar, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) esclareceu que não existe nenhum débito da Prefeitura de Parauapebas junto à Unimed, e que o não atendimento é uma falha da empresa. Para tanto, a SEMAD encaminhou um documento à Unimed solicitando esclarecimentos e regularização imediata da situação. Para esclarecer aos servidores de que a Prefeitura está em dias com a Unimed, todos receberão,  a partir da próxima semana, um comunicado oficial sobre o caso.

Cobranças
A Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao Tribunal Regional do Trabalho no Rio a identificação da pessoa que movimentou R$ 282 milhões em 2002, numa operação considerada atípica pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O Tribunal de Justiça de São Paulo está cobrando dos juízes declarações de renda dos últimos cinco anos.

SUS vai pagar prótese
Após dias de informações contraditórias, o governo anunciou que o SUS e os planos de saúde vão pagar pela retirada das próteses mamárias PIP (francesa) e Rofil (holandesa) nos casos em que tenha havido ruptura. Segundo o ministro Alexandre Padilha (Saúde), um novo implante será feito “se indicado”.

Poluída
Análise feita em laboratório a pedido do Estado de Minas das águas do Rio Paraopeba, em Betim e Brumadinho, do Córrego do Onça, em BH, e do Córrego Serra Azul, em Juatuba, que transbordaram causando enchentes, mostra que apenas o último apresentou níveis toleráveis de coliformes fecais. Agora que estão voltando a seus cursos normais, a recomendação é que sejam redobrados os cuidados com a higiene e a desinfecção das moradias. O contato com a Escherichia coli e outras bactérias e vírus pode causar diarréia, leptospirose, febre tifóide, gastroenterite e hepatites, entre outras doenças.

Hidrovias
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete, mais uma vez, tirar as hidrovias do mundo das ideias. No próximo mês, diz Adão Marcondes Proença, diretor de infraestrutura aquaviária do Dnit, serão lançadas licitações para contratar os “Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental” (Evtea). A expectativa da autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes é de que os estudos sejam concluídos em até dois anos. “Os estudos vão fornecer uma radiografia em alta resolução do sistema hidroviário brasileiro”, disse o diretor.

Hidrovias II
Um comboio de soja, normalmente composto por quatro balsas, tem capacidade de transportar 6 mil toneladas de grão. Seriam necessários 240 caminhões carregados de grãos para fazer o mesmo serviço. Nas rodovias, mil toneladas de carga por quilômetro consomem 96 litros de combustível, enquanto nas hidrovias esse volume cai para apenas cinco litros, ou seja, os gastos com combustível nos rios costumam ser 20 vezes menores que nas estradas.

Hidrovias III
No modal rodoviário, são lançados no ar 4,6 mil quilos de monóxido de carbono para transportar mil toneladas de carga por quilômetro. Nos rios, essa emissão cai para 254 quilos. No Brasil há mais de 500 portos fluviais em operação, a maioria está localizada na região amazônica. Um estudo recente realizado entre a Antaq e a Universidade Federal do Pará revelou que 12 milhões de passageiros são transportados na região amazônica por ano, entre os Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima e Amazonas.

Cultura sem licitação
O Ministério da Cultura (MinC) contratou cinco empresas, sem licitação, num total de R$ 19,7 milhões, para produzir 16 exposições para o Europalia, festival cultural da Bélgica, que começou em outubro do ano passado e termina amanhã, e teve o Brasil como país homenageado na edição de 2011. Embora tenha firmado o compromisso com cinco produtoras, o MinC alegou, para justificar por que a licitação não seria obrigatória, que a concorrência era inviável por falta de empresas aptas a prestar o serviço.

Sem guarda-chuva
As chuvas de verão voltaram, e com elas a destruição. Isso acontece porque o governo prefere reconstruir cidades a evitar que sejam arrasadas. Entre 2004 e 2011 foram destinados 695 milhões de reais à prevenção e 5, 8 bilhões de reais à reconstrução. O site de Veja mostra como a burocracia em Brasília impede o país de se preparar para o mais previsível de seus eventos climáticos.

Manual do Twitter
Um manual do governo do Acre orienta suas assessorias a usarem as redes sociais. Um dos itens do documento, obtido pelo “Blog da Amazônia”, de Altino Machado, recomenda aos usuários retuitar a conta do governador do Acre, Tião Viana (PT): “Dê RT no @tiao_viana”. O manual também pede “bom senso ao seguir alguém no Twitter”. “Ao seguir pessoas você evidencia suas relações.” Aproveitando a deixa, caro leitor, aumente sua relação com o blog, seguindo-o em @blogdozedudu .

História
Há 98 anos, em 14 de janeiro de 1914, Henry Ford, fundador da Ford, anunciava um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro. Pra se ter uma ideia do que isso significou na época, após toda a robótica implantada pelas indústrias nos últimos anos, no Brasil, um carro é produzido, em média, a cada dois minutos.

6 comentários em “Rapidinhas

  1. Kyle Pou Responder

    I don’t actually get how there is much different between the San Diego Tribune publishing this or some blog. Content like this must to be released out more frequently. I wished that someone else in America would do something like this.

  2. seja bem vindo Responder

    a Unimed Sul do Pará está de brincadeira, estou de férias e fui fazer o chek up anual, pra minha surpresa ao passar o cartão apareceu na tela que estava inadimplente e o fato repetiu-se em 05 outros estabelecimentos de saude. O usuario precisa se dirigir ao intercambio da unimed belem e enfrentar uma fila enorme perdendo tempo e passando or constrangimentos desnecessarios. Em todos os estabelecimentos pedi para que as atendentes imprimissem o espelho com a negativa do procedimento e nesta segunda 16/01/12 entrarei com uma ação judicial contra a UNIMED SUL DO PARÁ para reparação do dano causado. E a pergunta que não quer calar!!!! quando for um caso de urgencia/emergencia, o cliente ficará sem atendimento!!!!!!! Usuarios da PMP denunciem e ingressem também na justiça vamos fazer jus ao que pagamos mensal e religiosamente e vamos trabalhar junto ao sindicato para fazer a portabilidade para outro convenio.

Deixe seu comentário

Posts relacionados