Desconto
A partir da entrada em vigor da resolução nº 006/2012, que concede desconto de 30% na tabela de preços do registro mercantil para os atos de constituição, de alteração, de extinção e demais atos de interesse das Cooperativas, tendo como base os preços cartorários praticados para Sociedades Anônimas (S/A), 15 cooperativas já efetuaram registros junto à Jucepa, sendo destas, 11 na sede e quatro no interior do Estado.
Arquivado
O Ministério Público Federal no Pará optou por arquivar as denúncias contra o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Ex-presidente da OAB paraense, Ophir foi acusado pela atual direção de acumular cargos indevidamente, receber rendimentos irregulares e “patrocínio infiel”, já que ganhava rendimentos de causas contra o estado. O MP federal não viu qualquer impedimento nas atividades do presidente da OAB.
Inadimplência
De acordo com a última pesquisa realizada pela Tele Cheque, empresa especializada em análise de crédito para pagamentos com cheques, em 2011 a inadimplência dos paraenses cresceu 37,79% em relação a 2010. A pesquisa também apontou que as campeãs da inadimplência no Estado foram as mulheres. A população feminina apontou 4,29% de inadimplência em 2011 contra 4,20% referente ao público masculino.
Por Estado
No ranking por estado, a liderança da inadimplência em 2011 ficou com o Amazonas, com 4,44%. Em segundo lugar vem o estado da Paraíba, com 4,28%, seguido por Rio Grande do Norte (4,17%) e Pará (4,12%). Já os segmentos com maior índice de inadimplência foram os de Eletrônicos (4,64%), Magazines e Lojas de Departamentos (4,04%)
Águia
Com o empate em 0 a 0 contra o Cametá, no último sábado,o Águia de Marabá assumiu a liderança do Primeiro Turno do Campeonato Paraense de Futebol. Hoje, uma vitória em casa diante do São Francisco garante matematicamente o time marabaense nas semifinais da Taça Cidade de Belém. O duelo contra o time santareno acontece a partir das 20h30, no Zinho Oliveira, em Marabá.
Parceria
A operadora de telefonia celular Vivo e a Fundação Hemopa firmaram parceria para incentivar a doação de sangue neste carnaval. No dia primeiro de fevereiro, às 9h, acontece o lançamento oficial da campanha, na sede do Hemopa. A ação consiste no envio de 100 mil SMS (torpedos) com a frase “Neste carnaval, vista-se de doador. Doe Sangue. Salve vidas”, acrescidos de informações sobre postos de doação e do número para maiores esclarecimentos (0800-2808118) para clientes da Vivo, abrangendo o DDD 91.
Limites
O governo chinês não permitirá mais que navios gigantes que superem a capacidade máxima aprovada de 300 mil t atraquem em seus portos. A informação foi divulgada pelo Ministério do Transporte Chinês nesta terça-feira e mina os planos da mineradora Vale de utilizar seus megacargueiros para suprir seu principal mercado de minério de ferro.
Os de casa
O Ministério do Transporte chinês admitiu que sua decisão de proibir navios gigantes também decorre em parte da crise que assola a indústria de navegação chinesa, assim como assuntos de segurança marítima. Com a desaceleração econômica em importantes regiões no mundo, como a Europa, a demanda por embarcações, muitas delas construídas e operadas por companhias chinesas, caiu, levando também os valores do frete marítimo para baixo.
Represália?
Essa decisão, segundo analistas, pode ser uma represália do governo chinês ao aumento do imposto cobrado no Brasil das montadoras de veículos importados Dezoito montadoras de automóveis foram habilitadas pelo governo federal a vender automóveis com as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sem a majoração de até 30 pontos percentuais. Nenhuma delas é chinesa.
Minha Casa, Minha Vida
Na região Norte as contratações de moradias populares pela Caixa Econômica Federal somaram 31.141 unidades em 2011. O Estado que mais contratou foi o Pará, com 13 mil unidades. Quem menos contratou no Norte foi o Estado de Roraima, com apenas 117 unidades.
Marabá
Ontem o rio Tocantins amanheceu com 10,56 metros acima do nível normal, fazendo com que desde as primeiras horas da manhã as equipes da Coordenação de Defesa Civil do município trabalhassem na mudança de pessoas já afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas, em operações organizadas para socorrer os afetados pelas enchentes.
Pará na Copa 2014
Segundo o Diário do Pará, Belém recebe hoje o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 que fará vistorias técnicas nos hotéis e possíveis locais que possam ser subsedes dos treinos das seleções participantes da Copa. Amanhã os representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) avaliarão o Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará.
CEF
Quase tudo pronto para que o município de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, inaugure a sua agência da Caixa Econômica Federal. Técnicos da CEF já estão instalando os equipamentos na nova agência que deverá ser aberta ao público no dia 22 de fevereiro, facilitando a vida dos trabalhadores daquele município que, até então, tinham que se deslocar até Redenção para usufruir dos serviços da CEF.
Fraudes Cibernéticas
Estudo encomendado pela Febraban aponta que entre os campeões do crime digital no Brasil destacam-se cinco Estados: Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará. Nessas localidades, as fraudes chegam a representar 15% do total de transações eletrônicas. Ou seja, 15 em cada 100 transações são fraudulentas. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, para efeito de comparação, os índices são de 4% e 3%, nessa ordem. Foram consideradas 7,2 milhões de transações eletrônicas com cartão de crédito no Brasil, em 2010.
3 comentários em “Rapidinhas”
ze dudu, divulgue a lista da 3º chamada da ufra, pois não estou conseguindo ver no site da ufra.
Inadimplência – dá para fazer uma brincadeira com os amazonenses que nos “enchem o saco” quando se fala em honestidade; podemos dizer que eles, além de tudo, são mal pagadores…
Caso Ophir: disse aqui que queria ver esclarecida a situação; o processo foi arquivado. Mas que fique uma lição, todos os que são “eleitos” para funções públicas deveriam publicar seus currículos; a honestidade é tão rara que é normal duvidarmos de todos. A máxima é absolutamente aplicável em tudo: “até que se prove ao contrário…”