Mutirão
A justiça eleitoral em Parauapebas fará mutirões na Zona Rural para atender a população na regularização de títulos eleitorais. De acordo com o juiz eleitoral, Everaldo Pantoja e Silva, os mutirões estão marcados para os dias 17 de março, na Vila Cedere I; 24 de março, na Vila Palmares Sul; 31 de março, na Vila Palmares II; 14 de abril, na Vila Sanção; 21 de abril, na Vila Paulo Fonteles; e dia 5 de maio, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.
Paz
A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, selaram a paz e fizeram acordo para trabalhar pelo sucesso da Copa 2014. Governo e parlamentares prometeram cumprir todos os compromissos com a Fifa, mas evitaram entrar em detalhes sobre a negociação de temas polêmicos. Satisfeito com o resultado de conversa com Dilma, presidente da Fifa comeu churrasco na casa do presidente da Câmara, o gaúcho Marco Maia, acompanhado de Pelé e Ronaldo.
Fontana
O atual chefe de gabinete do prefeito Darci Lermen, João Fontana vai concorrer a uma vaga no legislativo parauapebense em outubro. Para tanto, o peemedebista deverá deixar em breve o cargo e sair à luta em busca de votos. Em seu lugar assumirá o seu adjunto, Edson Costa.
Emprego
A criação de empregos formais recuou 56,6% em fevereiro e teve o pior resultado para o mês desde 2009, quando o país foi abalado pela crise de 2008. Maiores quedas foram no comércio e na agricultura.
Fernando da Ótica
Durante a semana especulou-se sobre o falecimento do ex-vereador Fernando da Ótica, figura política bastante conhecida na cidade. Foram vários telefonemas informando que o ex-vereador teria morrido, fato desmentido por sua assessoria. Segundo informado, o boato foi originado em uma brincadeira de um amigo de Fernando. Mui amigo!
Juros
Como parte do pacote do governo para estimular a economia, o Banco do Brasil anuncia semana que vem um corte nos juros de 50%, em média. A taxa do cheque especial pode cair de 12% para 3%.
Curto Circuito
A rádio Arara Azul FM inaugurou um novo quadro em sua programação matinal. O curto circuito é comandado por Demerval Moreno e consiste em perguntas de alta voltagem a um entrevistado escolhido semanalmente pela direção do programa. Quem sentou na cadeira elétrica da Arara Azul no programa de estreia foi o vereador Faisal Salmen. Como de costume, o tucano abriu a caixa de ferramentas.
Lula
A crise entre o governo e a sua base no Congresso levou aliados do Planalto a procurar o ex-presidente Lula em busca de ajuda. Nos últimos dias, José Sarney (PMDB-AP), Eduardo Braga (PMDB-AM), Eduardo Campos (PSB-PE) e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) foram recebidos por Lula.
Democratas
Notícia que ainda carece confirmação dá conta que o empresário Magliano Baese entregou a direção do Diretório Municipal do Democratas em Parauapebas, do qual é presidente. O Blogger tentou contato com Magliano mas este não foi possível. O ex-vereador Ávila, filiado ao partido, garantiu-me que a saída do empresário não passa de boato, inclusive informou que o deputado federal Lira Maia estará em Parauapebas no próximo dia 24 para a festa de inauguração da sede do partido, que será na Rua D, onde funcionava o Cartório Alberto Santis.
Morte
Aziz Nacib Ab’Sáber, 87, um dos maiores especialistas em geografia do país e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, morreu em São Paulo. A causa da morte pode ter sido infarto ou derrame.
PP com PT
EM entrevista ao jornalista Zinho Bento, editor do jornal de Parauapebas, o secretário de Urbanismo Roque Dutra, que também é presidente do PP local, garantiu que não será candidato a nenhum cargo eletivo e que seu partido, que abriga vários nomes fortes da política parauapebense, vai dar apoio incondicional à candidatura Coutinho.
Mantega
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ontem à Procuradoria da República no Distrito Federal pedido feito por seis senadores para investigar se o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cometeu improbidade administrativa por causa das suspeitas que levaram à demissão do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. Mantega sempre disse que não sabia das denúncias de que Denucci teria recebido propina de fornecedores.
Conselho para . . .
Um dos últimos órgãos públicos ainda sem controle externo, os tribunais de contas de todo o país, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU), podem ganhar ainda neste ano um conselho nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público. Ontem, conselheiros de Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) reuniram-se com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e ouviram a promessa de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criaria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas deve avançar no Congresso.
… auditar Conselhos
Hoje engavetada na Câmara de Deputados, embora esteja pronta para ir a votação do plenário, a criação do conselho é uma luta antiga. De acordo com Antônio Joaquim, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), o futuro órgão deverá ser responsável pelo controle externo dos 36 tribunais de contas do país. Nesse grupo, estão incluídos, além do TCU, os TCEs dos 26 estados e o Tribunal de Contas do Distrito Federal. Outros seis tribunais de contas de municípios também estariam neste rol: os quatro responsáveis pelas contas dos municípios dos estados Goiás, Maranhão, Pará e Maranhão e os dois que cobrem as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
2 comentários em “Rapidinhas”
De que adianta todos estes orgãos, se as pessoas (políticos), que tem o dever de fazer as coisas acontecer não se movimentam, para aprimorar as leis que muitas se encontram totalmente fora da realidade, por favor Congressistas a sociedade clama por uma dedicação de seus representantes, ou será que se acham eternos só pensando em cargos de continuidade para permanecer no poder eternamente.
Srs.,
Existem no Brasil apenas 34 tribunais de contas: o TCU (Tribunal de Contas da União), 26 TCEs (Tribunais de Contas Estaduais), 1 TCDF (Ttibunal de Contas do Distrito Federal), 4 TCDMs (Tribunais de Contas dos Municípios — BA, CE, GO e PA — e 2 TCMs (Tribunais de Contas Municipais — Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP. Por favor, corrigem a matéria.
Atenciosamente,
Odorico