Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Papa aceita renúncia
Nesta quarta-feira, 25, o Papa aceitou formalmente o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Marabá apresentada pelo Bispo José Foralosso, SDB, em conformidade com o Cânone 401 § 2 do Código de Direito Canônico. Dom José Foralosso nasceu em Cervarese Santa Croce, na Itália, em 15 de março de 1938, e era bispo de Marabá desde janeiro de 2000. Foi nomeado bispo em 1991, deixando a Itália para ser titular de Guiratinga, no Mato Grosso. Sufragânea da Arquidiocese de Belém do Pará, a Diocese de Marabá pertence ao regional Norte 2 da CNBB, e para a pastoral de seus 533 mil habitantes, conta com 27 sacerdotes, 36 religiosos homens e 24 mulheres, atuantes em 18 paróquias.

Nova data
Em virtude da programação de comemoração do 24º Aniversário de Parauapebas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que alterou a data de ação de revitalização da Área de Preservação Permanente (APP) localizada na Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade II. A ação será realizada a partir das 08 h da manhã de sexta-feira, 04 de Abril. A área será limpa e receberá o plantio de 100 mudas das espécies açaí, ingá, pau-preto, ipê, angico e azeitona. O local ainda será cercado e serão fixadas placas de advertência.

Audiência Pública
Acontece amanhã, 26, às 09:00hs, Audiência Pública sobre a Legalidade de um TAC _ Termo de Ajustamento de Conduta – firmado entre o CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIAS, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SECRETARIA DE SAÚDE E A REDE DE FARMÁCIAS DE PARAUAPEBAS, sobre a questão do horário integral dos bioquímicos nas farmácias.,

Falta profissionais
Ocorre que há mais de cem farmácias no município e pouco mais de 80 profissionais bioquímicos, fato que vem provocando o fechamento de algumas farmácias pela fiscalização. O Sindicato afirma que não foi dado conhecimento sobre o TAC  aos comerciantes. Alguns deles chegam a afirmar que tal procedimento está servindo apenas à algumas empresas maiores, que podem contratar dois ou três profissionais, diminuindo assim a concorrência.

Delegado André
Foi marcado para maio a primeira audiência do processo que investiga a morte do Delegado André Albuquerque, assassinado em outubro de 2010. Três dos acusados da morte do policial estão presos e devem comparecer ao Fórum de Parauapebas para serem inqueridos. O magistrado responsável pelo processo é o Dr. Líbio Moura.

Na net
Para quem pretende fazer o concurso do DMTT uma boa informação. Já está disponível na internet para consulta a atual Lei de Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Públicos de Parauapebas ( Lei N.º 4.230, de 26 de abril de 2002). O arquivo pode ser acessado clicando aqui.

Flexa em alta
Na noite da última terça-feira (24), a Comissão Mista do Orçamento (CMO), que conta com senadores e deputados federais, definiu o nome do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) como relator setorial da saúde para o Orçamento de 2013. A escolha reflete um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Flexa Ribeiro em 2010. Naquele ano, o senador paraense também foi designado como relator setorial da pasta da saúde para o orçamento de 2011.

Reprovados
O Imetropará reprovou 86% dos produtos coletados durante operações de fiscalização no mês de abril. Ao todo, foram realizados 150 exames, sendo que 129 produtos foram reprovados e apenas 21 aprovados. Entre os produtos estão: leite em pó, achocolatado, biscoitos, feijão, entre outros. Também foram reprovados 18 produtos por erro de simbologia ou por falta de indicação de conteúdo nominal, ou seja, não havia informação sobre o peso do produto. As fiscalizações foram feitas nos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Paragominas, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Rondon do Pará, Ulianópolis e Bom Jesus do Tocantins.

Banco de leite materno
A primeira sala no Pará estruturada para amamentação, armazenamento, retirada e doação de leite materno foi inaugurada ontem, no Hospital da Ordem Terceira, em Belém. A instituição é privada, mas atende pacientes conveniados ao Sistema Único de Saúde (Sus). Neste novo local haverá equipamentos de esterilização de materiais, geladeiras em temperatura adequada, poltronas para o aleitamento e adequação a todas as normas fitossanitárias estabelecidas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fórum
Não haverá expediente forense em Parauapebas nos dias 30 de abril e 1º de maio, funcionando apenas em caráter de plantão, das 8:00 às 14 horas. Para que se possa “enforcar” a segunda-feira (30), os funcionários do judiciário local estão trabalhando até ás 17 horas desde o início da semana. A prefeitura de Parauapebas não divulgou a programação do feriado do Dia do Trabalhador.

PSDB de Canaã
Acontece amanhã (26), em Canaã dos Carajás, o lançamento do PSDB Jovem e PSDB Mulher. O evento será às 19 horas no Diretório do partido e contará com as presenças dos senadores tucanos Flexa Ribeiro e Mario Couto e dos deputados Wandenkolk, Nilson Pinto, Cilene Couto e Fernando Coimbra, fato que mostra o prestígio do pré-candidato do partido, Waldemar da Pavinorte, dentro da hoste tucana.

1 comentário em “Rapidinhas

  1. Farmacêutico indignado Responder

    Caro Zé dudu

    Sabe o q eu acho mais engraçado?? Eu queria saber então porque, segundo dados do CRF-PA, existem 25 farmacêuticos sem nenhuma responsabilidade técnica. Já que estão com carência de mão de obra, vamos contratar, né?
    Outro fato curioso. Segundo o TAC, o ano de 2012, foi acordado que as Drogarias do Município teriam atendimento do Farmacêutico por 8h, sendo que a integralidade só será alcançada em 2013, como preconiza a LEI FEDERAL Nº5991/73. No dia 26 de maio de 2010, quando foi assinado o TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) em Parauapebas, O Representante dos Comerciantes do ramo de drogarias, o Sr. José Ricardo Vieira Andrade, estava no local (com mais outros propietários) e assinou também o documento formalizando o TAC. Pergunto agora: Como eles não sabiam??? Será que o Sindicato deles está desinformado desde 2010?? Será que os proprietários de drogarias estão há 2 anos sem saber do TAC, sendo que em 2009 e em 2010 houve cursos e palestras promovendo e explicando como funcionaria o TAC, estando presente tanto os Farmacêuticos como os proprietários?? Interessante não??

    Mais uma vez sobre a presença integral do farmacêutico, vejao que a LEIFEDERAL 5991/73, no artigo 15 diz:

    CAPÍTULO IV
    Da Assistência e Responsabilidade Técnicas

    Art. 15. A farmácia , a drogaria e as distribuidoras (Artigo 11 da MP nº 2.190-34, de 23 de agosto de 2001) terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.

    § 1º A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

    § 2º Os estabelecimentos de que trata este artigo poderão manter técnico responsável substituto, para os casos de impedimento ou ausência do titular.

    § 3º Em razão do interesse público, caracterizada a necessidade da existência de farmácia ou drogaria, e na falta do farmacêutico, o órgão sanitário de fiscalização local licenciará os estabelecimentos sob a responsabilidade técnica de prático de farmácia, oficial de farmácia ou outro, igualmente inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.

    O único profissional atualmente habilitado para tal responsabilidade técnica é o FARMACÊUTICO já que o prático e o oficial de farmácia são profissionais cada vez mais raros, devido os únicos que foram regulamentados com tal título datarem de antes de 1973. como mostra o artigo 57 da Lei federal 5991/73 (DETALHE ESPECIAL PARA O PARÁGRAFO 1):

    Art. 57. Os práticos e oficiais de farmácia, habilitados na forma da lei, que estiverem em plena atividade e provarem manter a propriedade ou co-propriedade de farmácia em 11 de novembro de 1960, serão provisionados pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Farmácia para assumir a responsabilidade técnica do estabelecimento.

    § 1º O prático e o oficial de farmácia nas condições deste artigo não poderão exercer outras atividades privativas da profissão de farmacêutico

    FICA CLARO ENTÃO QUE NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA RECLAMAR. O QUE ESTÁ ACONTECENDO É NADA MAIS NADA MENOS QUE INTERESSE FINANCEIRO! COMO ASSIM???

    O dono da farmácia não quer pagar dignamente o FARMACÊUTICO!!

    Já vi propostas de donos de farmácia que chegam a ser absurda! Vc acha justo um profissional que cursou faculdade, alguns cursos privados, ir trabalhar por 3 salários mínimos? ou por 2200 reais, o que a maioria quer pagar? Com esse custo de vida de Parauapebas, vale a pena um profissional de nível superior vir trabalhar 8h/dia por isso?

    preço das mesalidades das faculdades de farmácia mais próximas

    ITPAC-Araguaína/TO: http://www.itpac.br/Arquivos/Valores-2012.pdf

    FACIMP – Imperatriz/MA: http://www.facimp.edu.br/docs/Manual_Candidato.pdf

    Depois passo mais e mostro mais valores

Deixe seu comentário

Posts relacionados