“Rascunho” do PSS de Parauapebas com 612 vagas agita redes sociais; veja cargos

Cargos alcançados pelo seletivo simplificado são apenas um terço dos que hoje têm servidores temporários. Contratação é medida meramente paliativa enquanto Prefeitura de Parauapebas quebra cabeça com a realização de um superconcurso, contemplando essas e outras carreiras.

Continua depois da publicidade

O vazamento do que pode vir a ser o quadro de vagas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) que a Prefeitura de Parauapebas pretende realizar nos próximos dias deixou em polvorosa as redes sociais e, particularmente, os servidores temporários atualmente na folha de pagamento do Executivo municipal, os quais correm risco de serem substituídos ou sumariamente demitidos. Ao todo, devem ser ofertadas 612 oportunidades, 452 das quais com contratação imediata. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

O Blog recebeu um recorte do projeto básico do PSS que circulou velozmente em grupos de WhatsApp na semana passada e para cujo processo a Prefeitura de Parauapebas já, inclusive, contratou a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) como banca organizadora, conforme antecipado em primeira mão (relembre aqui). Seja pela quantidade de vagas, seja pelos cargos em oferta, seja ainda pela duração dos contratos, o seletivo simplificado promete entrar para o rol das maiores polêmicas da história da Capital do Minério, uma vez que já virou assunto de denúncias no Ministério Público, ainda que seu edital nem tenha sido publicado.

O secretário de Administração, Cássio André de Oliveira, limitou-se a dizer ao Blog do Zé Dudu que o edital do seletivo está sendo elaborado pela Fadesp e se tornará público tão logo fique pronto.

Curiosidades

Um ponto polêmico é que o número de cargos que serão postos à disputa para ocupação temporária representa apenas um terço dos cargos de provimento efetivo que têm servidores contratados. A julgar pela duração prevista para os contratos (até seis meses para professores e até um ano para os demais cargos), o PSS é mera medida paliativa até que se faça um novo concurso, maior que o que está em andamento, com vagas que contemplem essas e outras carreiras.

Entre os pontos identificados pelo Blog do Zé Dudu, chama atenção a demanda por psicólogos no município. O curioso é que, dos 103 profissionais que atuavam até dezembro, somente 35 eram concursados. Sobram 68, que são contratados, mas a prefeitura, ao que parece, vai reduzir o quadro, já que demonstra a intenção de contratar via PSS apenas 52 — 16 a menos que o quadro atual.

O “jacaré” também vai passar entre os nutricionistas e reduzir numa proporção ainda maior. Dos atuais 47, só 19 são concursados. Mas o número de 28 contratados vai cair para 18, que vão entrar pelo seletivo simplificado. Já no cargo de biomédico, que tem apenas três concursados e 21 contratados, haverá 21 vagas para ingresso via PSS.

No universo dos cargos de nível médio, o corte será assustador: os atuais 204 entrevistadores sociais devem ser reduzidos a 81 no seletivo simplificado, ao passo que o total de 205 monitores sociais será enxugado para 69. Os cuidadores sociais também serão diminuídos de 56 atualmente para 36, caso as contratações sigam à risca o ingresso estritamente pelo PSS.

Uma das preocupações para quem está atualmente contratado na Prefeitura de Parauapebas é saber se vai permanecer, com essa “novela” de PSS. Isso porque o temporário até “aceita” — sem querer, querendo — perder o posto para quem entra por meio de concurso. Mas dar lugar a um temporário de fora, caso o PSS seja aberto a todos, de todo lugar, é um pensamento que não dá para digerir.

O Blog obteve a informação de que o seletivo terá exame de redação, o que não se viu nem mesmo na prova do concurso para provimento de vagas efetivas realizado, também, pela Fadesp. Mesmo que sejam postos temporários, se for levada em consideração a atual população adulta desempregada em Parauapebas, cerca de 45 mil, o PSS local também deve bater o recorde nacional de maior seleção de temporários, na média de candidato por vaga. A conferir.

29 comentários em ““Rascunho” do PSS de Parauapebas com 612 vagas agita redes sociais; veja cargos

  1. Pingback: PSS de Parauapebas terá análise curricular e redação; veja as etapas - ZÉ DUDU

  2. Pingback: Saiba o que é notícia neste início de semana na Capital do Minério - ZÉ DUDU

  3. Canaã dos Carajás tem corrupção Responder

    Parauapebas é terra sem lei, ninguém respeita o ministério público porque ele não se impõe, se faz de morto.

  4. Patrícia Responder

    Acredito q assim como está previsto para o PSS, a redação também teria sido de suma importância no concurso p provimento de vagas de professores.

  5. Paulo Responder

    Cadê as vagas de meio ambiente, tec.adm,auxiliar administrativo etc .. essa banca é parceira nas coisas errada que só dá ela nos concursos de parauapebas…estão jogando com todo mundo através desses processos fraudulento e com ajuda dessa banca fadesp que com tanta denúncia não era para nem citar ela nesses processos. 2024 tá as portas e povo faze mudança na cidade fazer um limpa e colocar gente que realmente que ajudar o povo é não pensar nos seus bolsos .

    • Josue Responder

      Meu amigo estão contratando o povo na calada da noite na SAUDE e na SEMED. Cade o SINSEPAR que nada faz????

      • ELIEL DAMACENO SILVA Responder

        Já que teve o concurso recentemente é só chamar o pessoal que passou e não vai ser efetivado devido a quantidade insuficiente.

  6. anna tavares Responder

    Ja que teve o concurso público,porque não lançaram essas vagas ? Era bem mais fácil.o povo teria outras opções de vagas.

  7. Henrique Responder

    Ridícula essa escrita. Independente de Concurso ou PSS, a vaga deve ser preenchida pelo melhor qualificado, independente de ser daqui ou não. Cada um que busque as suas melhoras, assim como nós buscamos e conseguimos as nossas.

    • Paula Responder

      no mínimo mais um contratado daqueles com 20 anos no cargo com mimimi….. o ideal é o concurso, ñ tem essa de “independente”…..

    • Raimundo Responder

      Não seja idiota!! Você deve ser mais um forasteiro apadrinhado por vereador, que veio ocupar vaga de quem é da cidade ou mesmo um fantasminha!! O mal de parauapebas é este!! Que as vagas fiquem com quem é da cidade!!

  8. Carmina Lemos de Oliveira Responder

    Tem que realizar outro concurso para essas áreas, não houve nenhuma vaga para professores de disciplina específica e agora inventam esse seletivo

  9. SERVIDORA Responder

    OS VEREADORES E VEREADORA QUE SE DIZEM DEFENDORES DOS SERVIDORES AGORA ESTAO COM A BOCA NO TOBA. DEFENDEM MESMO OS INTERESSES DELES. MAS VAI TER TROCO EM 2024! MEUS PARABENS!

  10. OZIEL Responder

    a lógica é simples povo de parauapebas : os malandros usaram os contratados e alcançaram o objetivo deles , vão segurar mais pra quê ? com o MP na cola , vão é porra !

  11. Anderson Responder

    deixa eu ver se entendi: a pmp vai fazer um processo seletivo com vaga ate pra cadastro de reserva pra meia duzia de cargos, deixando os cargos que mais tem contratado de fora? pode isso parauapebas? pode isso dr mauro messias – promotor da improbidade? pode isso dr lauro – juiz que sempre defende parauapebas desses e outros trambiques do governo municipal? e o grosso dos cargos da saude, medico, enfermeiro, fisioterapeuta, e da educacao, como auxiliar de creche e auxiliar operacional? atencao amigos…

    • Paula do liberdade II Responder

      Cadê os cargos da secretária de meia ambiente?
      Cadê o cargos de coordenador pedagógicos?
      Cadê o cargo de cuidado de alunos ?
      Cadê o cargo de advogado ?

  12. rogerio Responder

    Esses políticos do peba……….. passou as eleições, toma ai bem no rabo dos bestas que levantou bandeira!!!!!

  13. Allan Responder

    só isso? fala sério, tanta cerimônia e falta de transparência dessa semad so pra tirar os trabalhadores com salário menor e manter os salários gordos e penduricalhos das rachadinhas? foi instalada a barbárie!

  14. Jarbas Responder

    Mas pq estão contratando médicos e enfermeiros, então eles são mais bonitos que os outros??? Por que não tem seletivo pra eles também??? Só querem atingir os pequenos. Miseráveis!!!

    • Evaldo De Sousa Lima Responder

      Simples! Não vai ofertar a mesma quantidade de vagas no PSS para suprir os contratados que serão desligados porque essas vagas que ficaram sem serem contempladas representavam um pomar. Ou seja, eram vagas que representavam ou representam apadrinhamento político. É apenas mais mais uma manobra desse governo corrupto.

Deixe seu comentário

Posts relacionados