A skatista maranhense, de apenas 15 anos, Rayssa Leal, a Fadinha, venceu o primeiro torneio internacional de 2023 da modalidade Skate Street, na cidade de Shajar, nos Emirados Árabes Unidos, conquistando o campeonato mundial. O torneio contabiliza pontuação para as Olimpíadas de Paris, no próximo ano. Gabi Mazetto ficou com a sexta colocação e Pâmela Rosa terminou com a oitava melhor nota.
Rayssa ficou com o maior somatório, com 255.58 pontos. A australiana Chloe Lovell garantiu o segundo lugar com a nota de 253.51, enquanto a japonesa Momiji Nishiya foi bronze com um somatório de 253.50. Gabi Mazetto somou 221.45, enquanto Pâmela Rosa não teve dia inspirado e ficou apenas com 126.52. Na final masculina, que será disputada na tarde deste domingo (5), Kevin Hoefler mantém vivo o sonho do duplo título brasileiro.
Antes de disputar as classificatórias, a Fadinha passou por um momento tenso no país. Ela lesionou o pulso em uma queda enquanto treinava, e precisou imobilizar o braço para seguir na competição. Apesar do susto, Rayssa se recuperou e conseguiu a vaga para a decisão.
O título serviu para coroar a temporada perfeita da brasileira. Há pouco mais de dois meses, Rayssa conquistou outro título importante na carreira: o da Skate League Street, que teve a decisão disputada no Rio de Janeiro. A brasileira já havia levantado o troféu de todas as três primeiras etapas, que aconteceram nos EUA, e fez bonito mais uma vez, terminando com a primeira colocação.
A maranhense de Imperatriz, no Maranhão, ganhou, de forma inédita, a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, com apenas 11 anos de idade, quando o Skate se tornou uma modalidade olímpica pelo primeira vez.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.