A Receita Federal informou que o início do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024, relativo ao ano passado, teve início às 8h desta sexta-feira (15). A expectativa é de que cerca de 926 mil declarações sejam enviadas até o dia 31 de maio, quando termina o prazo.
Até a tarde deste primeiro dia, 33.818 documentos foram recebidos pelo sistema da autarquia, relativos apenas ao estado do Pará. Já na 2ª Região Fiscal, que além do estado inclui também Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, foram entregues 74.121 declarações.
Para realizar o procedimento, é possível utilizar a opção da declaração pré-preenchida, acessando o programa IRPF 2024 e autenticando a conta gov.br, nos níveis ouro ou prata. Já para fazê-lo pelo smartphone, é preciso baixar uma nova versão do aplicativo Meu Imposto de Renda.
José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do programa do IR, alerta para a importância de conferir todos os dados de preenchimento do documento antes do seu envio.
“Mesmo que o contribuinte opte por utilizar a [declaração] pré-preenchida, é de fundamental importância que ele faça a conferência das informações com o comprovante de rendimentos e outros documentos por ele guardados,” enfatizou. “As informações não recuperadas pela pré-preenchida devem ser complementadas pelo declarante”.