Com a chegada do período chuvoso, os munícipes de Parauapebas já começam a ser castigados com as fortes chuvas que caem na “capital do minério”.
Para se ter uma idéia, oficialmente o inverno de 2009 ainda nem começou, porém graças ao número grande de água das chuvas, o rio Parauapebas que abastece o município e outras localidades, já apresenta quase dois metros acima do normal.
Através da Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), homens da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar já estão de prontidão para atender aos chamados de emergência.
Os bairros mais afetados pelas cheias do Rio Parauapebas são: Rio verde, Primavera, Chácara do Sol, União, Beira Rio e Liberdade I e II.
Esgotos em situação precária
Devido à péssima qualidade em que se encontra o sistema de esgoto que atende alguns bairros de nossa cidade, com a forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira (27) em Parauapebas, a rua “P”, no bairro União, na divisa da ponte sobre o igarapé Ilha do Coco que fica localizada na rua Rio de Janeiro, no Rio verde, ficou parcialmente alagada. O motivo é que a rede de esgoto não suportou a quantidade frequente de água da chuva e acabou estourando, alagando a área e causando dor de cabeça aos moradores da localidade e aos condutores de veículos que passavam na hora da tempestade.
Reportagem: Bariloche Silva