A população de Parauapebas já pode contar com mais um serviço odontológico na rede municipal de saúde. Trata-se da especialidade de endodontia (tratamento de canal), que agora é realizado nos dentes posteriores, pois antes o tratamento era apenas nos dentes centrais.
Para ofertar o serviço, a rede municipal de saúde ganhou equipamentos de alta tecnologia, chamado lima rotatória, o que há de mais moderno na área de odontologia. Além de novas cadeiras odontológicas, raio x e profissionais especialistas na área. O serviço está sendo ofertado desde o mês de agosto para a população das zonas urbana e rural.
Na zona urbana, o serviço está disponível no Centro de Especialidades Integradas (CEI) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Liberdade I, Guanabara e Casas Populares II. Na zona rural, as UBS das vilas Palmares II e Paulo Fonteles já realizam o tratamento.
A endodontista e especialista em canal, Caroline Lopes, explica que antes o tratamento de canal era demorado, realizado em várias sessões e com equipamentos manuais. O novo equipamento modernizou e agiliza o tratamento.
“Esse aparelho é o lançamento na área de odontologia, otimiza o tempo, traz conforto para o paciente e facilita o trabalho do profissional. O tratamento de canal dos dentes posteriores é um grande ganho para os pacientes que hoje estão na faixa etária de 11 a 16 anos de idade”, destaca a especialista.
De acordo com o coordenador municipal de Saúde Bucal, Marco Aurélio, com esse novo serviço especializado a população tende a perder menos elemento dentário, pois o serviço visa recuperação ao invés da extração. Além desse novo serviço, a população do município conta com uma rede de atendimento odontológico totalmente gratuito.
São 19 consultórios distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Liberdade I e II, Guanabara, Da Paz, Altamira, Jardim Canadá, Rio Verde, Cidade Nova, Novo Brasil, Palmares Sul e Centro de Especialidades Integradas (CEI) e também nas vilas Paulo Fonteles e Palmares II. Serviços como restauração, limpeza, extração, raspagem periodontal e tratamentos de canal estão disponíveis na rede municipal de saúde.
Fonte : Ascom