A Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC) lançou nesta sexta-feria, 10, na Estação Gasômetro, o projeto “Arte Vida”, que pretende abordar o Tabagismo por meio de apresentações teatrais de alunos de escolas estaduais, com o objetivo de sensibilizar os jovens sobre os males do tabaco. O câncer é uma das maiores causas de mortalidade no Brasil. No Pará, entre os casos mais comuns da doença, estão o câncer de colo de útero, câncer de mama e os tipos que estão relacionados direta ou indiretamente com o tabagismo. A RPCC é coordenada pelo o Hospital Ophir Loyola e tem como foco divulgar informações sobre o câncer e seus fatores de risco, sinais, sintomas e formas de tratamento, através de um tripé formado por profissionais das áreas da saúde, educação e voluntários da sociedade civil.
Oncologista e coordenador da rede, Antenor Madeira explica que o projeto surgiu devido a necessidade de descentralizar o conhecimento sobre o câncer. “Queremos que os alunos sejam agentes de disseminação destas informações, que levem aos seus grupos sociais as informações sobre o tabagismo e seus males”. No período de 13 a 28 de agosto, escolas estaduais participarão de oficinas de artes cênicas ofertadas pela Fundação Curro Velho e rodas de conversas abordando o tema “Tabagismo e câncer” com a RPCC.
“Ficamos muito felizes em receber o convite do Dr. Antenor Madeira, os surdos ficam distantes das informações por causa da deficiência, é muito importante que vivenciem para que a aprendizagem fique mais significativa”, afirma a pedagoga da Unidade Especializada Professor Astério de Campos, que trabalha com educação de surdos e pessoas com múltiplas deficiências associadas.
Marciano de Melo, 19 anos, aluno da Astério de Campos, se sente feliz em participar. “Eu achei ótimo, perto da escola tem muita gente que fuma, vamos poder conversar e explicar o que o cigarro faz com o nosso corpo e as doenças que ele causa, além de aprender teatro”. Além da Astério de Campos, também participa do projeto a Escola Estadual General Gurjão. No dia 29 de agosto, as escolas apresentarão como culminância uma peça sobre tabagismo, também na Estação Gasômetro.
Texto: Livia Soares – Ophir Loyola