Acusado de quatro homicídios, praticados entre 2022 e 2024, morreu nesta quarta-feira (19), por volta das 17h, em Redenção, após disparar vários tiros contra policiais civis, Pedro Henrique Lima dos Santos, o Florestinha, de 22 anos de idade. De acordo com a Polícia Civil, ele era tido como um indivíduo extremamente perigoso e fazia parte de uma célula de conhecida facção criminosa de São Paulo, que atua nas regiões do Araguaia Paraense e do Alto Xingu, com ações voltadas ao tráfico de drogas e à eliminação de rivais na disputa por territórios.
A ação conjunta formada pela Delegacia de Homicídios de Redenção e Delegacias de Polícia Civil de Água Azul do Norte e Rio Maria, além da Superintendência Regional do Alto Xingu, tinha como finalidade cumprir quatro Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Justiça do Pará, por assassinatos cometidos em novembro de 2022, novembro de 2023, e julho e setembro de 2024, nos municípios de Rio Maria e Conceição do Araguaia, segundo busca no site do TJ/PA.
Investigações e diligências apontaram que Florestinha estava escondido na casa de um parente, em Redenção, na Avenida Maria Paula, no Setor Primavera. Já no endereço, os policiais encarregados da missão chamaram pelo indivíduo, mas não tiveram resposta e contam ter ouvido barulhos oriundos da residência, resolvendo entrar pelo portão e, em seguida, pela porta da casa, que estava aberta,
Já dentro do imóvel, viram Florestinha em um quarto, armado com uma pistola calibre 380. Ainda segundo os policiais, ele apontou a arma em direção às equipes e disparou várias vezes. Em resposta, os agentes da lei atiraram na direção contrária, atingindo o agressor, que ainda com vida, foi removido ao hospital público, onde morreu log após dar entrada. No próximo dia 26, ele completaria 23 anos.
De acordo com as autoridades da 13ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) – Araguaia Paraense e da 14ª RISP – Alto Xingu, a ação desta quarta-feira “reforça o compromisso das equipes policiais civis do sul do Pará com a Segurança Pública, combatendo de forma constante o crime, como forma de garantir a paz social”.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)