O Incra no Sudeste do Pará criou os assentamentos Tuerê II e Tuerê III, no município de Novo Repartimento (PA). As portarias instituindo as áreas – nº 730 e nº 731 – foram publicadas no Diário Oficial da União, em 1º de novembro (sexta-feira). A medida veio da necessidade de redefinir o assentamento Tuerê, um dos maiores do país, com área de 240 mil hectares.
Agora, está subdividido em três núcleos, para melhor atender às famílias que ocupavam irregularmente o lugar. O Tuerê II, com área de 79,6 mil hectares, tem capacidade para assentamento de 1,3 mil famílias. E o Tuerê III, com área de 3,4 mil hectares, visa o assentamento de 73 unidades familiares.
Além da pecuária de corte e leiteira, o assentamento tem uma forte vocação para a produção de cacau, com amêndoas que já foram reconhecidas até internacionalmente.
O superintendente regional do Incra no Sudeste do Pará, Andreyk Maia, reforça a política de regularização fundiária na região. “A proposta do governo federal é que a nossa superintendência avance nesse amplo programa para regularizar todas as famílias, tanto do Tuerê, como dos outros 500 assentamentos da região”, pontua.
A regional já trabalha para a inclusão de algumas famílias como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e para a atualização cadastral e regularização de outras, assim como para a posterior titulação definitiva daquelas famílias que estiverem aptas a receber os títulos.
(Assessoria de Comunicação Social do Incra no Sudeste do Pará)
2 comentários em “Reforma Agrária: Incra no Sudeste do Pará cria os assentamentos Tuerê II e III”
Olá bom dia, sou Isaac super Gil, sou do assentamento Bela vista município de Itamaraju BA, quero deixar um pedido ao pessoal do MDA, gente vamos avançar, vamos assentar pessoas na terra, nós tivemos um governo de direita, que não teve responsabilidade com a reforma agrária, nosso povo está abandonado, milhares de famílias esperando por liberação de áreas, só aqui em Itamaraju temos 1050 famílias esperando pra negociar 5 fazendas pelo crédito fundiário, e nada de ação por parte das autoridades, se não tomarmos providências a direita vai voltar e será tarde de mais, está aqui meu ZAP 73991730412 gostaria que alguém me desse um sinal de esperança.
Parabéns q Deus abençoe tudo certo