As regiões sul e sudeste do estado tiveram uma semana violenta no trânsito, com vários acidentes que deixaram, ao menos, 11 pessoas mortas. Em dois deles, sete pessoas morreram.
Neste sábado (10), o técnico de enfermagem Francisco Protásio de Azevedo morreu em um acidente na BR-222, no Bairro de São Félix, em Marabá, ao colidir a moto que pilotava com uma carreta. Ele estava voltando no trabalho, no Hospital Regional.
As ocorrências trágicas começaram na última terça-feira (6). O pecuarista Jefferson Kerhrnvald faleceu em um acidente na Rodovia BR-158, no trecho que liga Redenção ao Distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará. A morte do pecuarista causou outra tragédia na família: a sua esposa, Creuza Kerhrnvald, cometeu suicídio ao ser informada que ele tinha falecido. Ela tirou a vida usando uma arma de fogo.
Ainda no sul do estado, na última quarta-feira (7), duas pessoas morreram em acidentes. Um homem morreu ao colidir a moto que pilotava contra outro veículo na BR-158, entre a Agrovila e o Distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras. A outra vítima também colidiu a moto que pilotava, dessa vez contra um coqueiro, no canteiro central de uma avenida em Santana do Araguaia.
Na noite de quinta-feira (8), a colisão entre uma caminhonete Ford, modelo F-4000, e carro Fiat Uno, na BR-153, logo após São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, causou a morte de cinco pessoas, sendo quatro da mesma família.
Vieram a óbito no local Ronemberg Lopes de Sousa, o motorista do Fiat Uno, de 40 anos; sua esposa, Gildiene Almeida Macedo de Souza, 35 anos; a filha do casal, Rania Macedo de Sousa, de 11 anos; e Mariena de Souza Costa, de 43 anos, uma vizinha da família que vinha no veículo. A sogra de Ronemberg, Lourdes Batista Almeida, de 57 anos, foi socorrida ainda com vida e levada para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), mas não resistiu aos ferimentos.
O acidente deixou o Fiat Uno completamente destruído. O motorista da caminhonete fugiu do local e não se sabe o estado de saúde dele.
Na manhã de sexta (9), outra tragédia no trânsito deixou um casal morto. O acidente aconteceu na PA-150, entre os municípios de Jacundá e Goianésia do Pará, no sudeste do estado. As vítimas fatais foram identificadas como Paulo Pereira Feitosa, de 57 anos de idade, e Dalete Pereira da Silva, de 53 anos. Ela estava no banco traseiro do veículo.
De acordo com informações, Paulo estava seguindo com a esposa para a cidade de Breu Branco, para o velório do pai dele. O veículo em que estavam, um Fiat Uno, colidiu com um caminhão no Km 28, sentido Jacundá. O motorista do caminhão foi socorrido e depois prestou depoimento na Delegacia de Goianésia do Pará. (Tina Santos)