RELACIONAMENTO E FUTEBOL

Continua depois da publicidade

Achei este texto em uma revista antiga e achei interessante publicar.

Tive uma conversa com um bom amigo sobre mulheres e futebol.
É interessante como quase tudo no assunto “relacionamentos” pode ter uma metáfora futebolística para exemplificá-lo. Esse rapaz em questão namora faz alguns meses. Eu continuo solteiro. Logo ele pode tirar onda que tenha uma vida sexual garantida e freqüente. Eu não tenho freqüência certa mas tenho mais possibilidades.
Ele é basicamente um time na disputa de um campeonato em pontos corridos, tipo Campeonato Brasileiro. Precisa ter o time equilibrado e manter a regularidade acima de tudo. Pode perder algumas partidas, mas se somar o número suficiente de pontos ao longo de toda a competição garante o título.
Já eu sou um time para mata-mata, tipo Libertadores ou Copa do Mundo. Nesse caso, de nada adianta fazer uma campanha regular, time jogando certinho todos os jogos. É preciso destacar-se e conseguir aquela vitória para ir até a próxima fase. Uma única derrota (um fora) pode arruinar todo o trabalho. Uma vitória sobre um adversário muito forte (aquela garota linda da balada) causa impacto e aumenta sua moral com a mídia (amigos) e o temor dos adversários (no caso, aumenta seu ibope com demais garotas que vão observar que você manda bem, já que ficou com uma moça mais bonita que elas). O mata-mata é mais divertido, mas no geral todo mundo busca um dia ficar na segura disputa por pontos corridos. Mas tem que tem um time bacana para isso.
Outra metáfora futebolística é a dos casais e as seleções de futebol. Essa creio que é perfeita. Alguns desses casais mais comuns são:
Casal Alemanha
É aquele casal burocrático. Não tem o menor pudor em ser entendiante e em geral sempre vão longe na competição. Normalmente casam-se novos. Rotina é fundamental. Tem pouca coisa em comum e o diálogo é escasso. Apelam para bolas aéreas (ou enchem a casa de filhos) para conseguirem bons resultados (chegar numa final ou manter o casamento). Esse é o tipo de casal que mais colabora para a humanidade não entrar em extinção.
Casal Argentina
Casal que se dedica ao relacionamento, tem classe, estilo mas quando acha que existe perigo, apela para um gol de mão, um carrinho desleal ou um barraco numa festa. Tem muito potencial e são imprevisíveis.
Casal Espanha
É daquele tipo que tem tudo para dar certo: entrosamento, potencial, jogadores de qualidade… mas dificilmente passa da 1ª fase. Sabe-se lá o motivo.
Casal Suécia
É aquele casal bacaninha: simpático, agradável mas sem química nenhuma. É fácil perceber que não vão chegar em lugar nenhum. Estão juntos só por aquele medo terrível de não ficarem sós. Ou apenas por assim ser mais cômodo.
Casal Uruguai
Tiveram ótimos momentos “50 anos atrás”. Hoje em dia tem cheiro de mofo. Voltam porque não conseguem ficar sozinhos mas aí brigam de novo (ou ficam fora de mais uma Copa) e terminam… passam-se quatro anos e conseguem uma vaga na Copa…. acham que está tudo bem mas não passam da primeira fase da competição. E terminam de novo. E aí não fica nada. Só o mofo.
Casal Holanda
Esse é aquele casal que dá gosto de ver. Modernos, descolados, independentes. Jogam bonito, pra frente… só que misteriosamente algo dá surpreendentemente errado numa final ou semifinal. Eles tem uma única briga séria e terminam pra sempre (ou perdem uma final para um time muito inferior). Um Casal Holanda é daquele tipo que todo mundo sempre lembrará com gosto. Jamais se esqueceram. Só que em determinado momento seguirão rumos diferentes, porque todo Casal Holanda precisa ter o gosto nostálgico e agridoce de “quase”.
Casal Itália
Em via de regra, tem um começo desastroso. Só que quando consegue superar esse conturbado início, mostra na fase seguinte que será o tipo de relação duradoura e chega como favorita ao título.
Casal Brasil
Casal instável. Tem fases espetaculares e quedas terríveis. Quando está desacreditado, todo mundo acha que vai se separar, então ganha uma Copa do Mundo (ou tem um filho) e a moral sobe. Aí quando a gente acha que está tudo bem, surge um amante ou alguma coisa idiota (tipo um Dunga com um time com três volantes ou a falta de dinheiro pra pagar as contas) para ferrar com tudo. Apesar de todo o caos e ineficiência da equipe (o casal ou a porra do Dunga com os três volantes) sempre é favorito quando está na Copa (se bem que com o Dunga dessa vez isso seja bem improvável).
Você já se enquadrou em algum deles? Tem mais alguma sugestão de casais-seleções?

Deixe seu comentário

Posts relacionados